A cenoura no mercado nacional
A cenoura está entre as hortaliças mais consumidas pelo brasileiro, sendo amplamente cultivada em todo o país e em todas as estações do ano.
O que você precisa saber
Pela alta exigência em estágios do desenvolvimento vegetativo, o nitrogênio (N) é um dos nutrientes mais complexos na adubação da cultura da cenoura.
A cenoura é uma hortaliça do grupo das raízes tuberosas da família Apiaceae. Considerada um dos vegetais mais consumidos no Brasil, essa hortaliça destaca-se pelo seu sabor e por seu valor nutritivo, sendo uma fonte de carboidratos como: fibras, proteínas, lipídios, minerais, vitamina C, além de carotenoides, como o β-caroteno (pró-vitamina A).
Devido a sua alta exigência em estágios definidos do desenvolvimento vegetativo, o nitrogênio (N) é um dos nutrientes mais complexos na adubação da cultura da cenoura.
O uso do Nitrocap, fertilizante nitrogenado de eficiência aumentada, oferece vários benefícios no cultivo desta cultura, como menor perda por volatilização, aumento na produtividade e economia de trabalho, uma vez que é possível abolir ou diminuir o número de parcelamentos e diminuição do impacto ambiental por conta da menor lixiviação do nitrato, desde que combinado com a demanda da cultura e suas condições de desenvolvimento.
Para a obtenção de uma produção satisfatória da cultura da cenoura, os nutrientes devem estar disponíveis no solo em quantidade suficiente e de forma equilibrada para o bom desenvolvimento da planta. O CibraMix é um produto que oferece esse equilíbrio, apresentando os macronutrientes necessários e micronutrientes incorporados aos grânulos de fósforo.
Principais Deficiências
Main Deficiencies
Deficiência de Nitrogênio (N) na Cenoura
Na planta possui função estrutural, sendo constituinte de aminoácidos, proteínas, bases nitrogenadas, diversas enzimas e materiais de transferência de energia como a clorofila, ADP e ATP; exerce também papel importante nos processos de absorção iônica, fotossíntese, respiração, multiplicação e diferenciação célula.
Deficiência – Reduz o crescimento da planta, as folhas mais velhas ficam amareladas uniformemente, evoluindo para uma cor avermelhada.
Deficiência de Fósforo (P) na Cenoura
O fósforo participa na maioria das transformações energéticas dos processos vitais das plantas, como a fotossíntese, no metabolismo de carboidratos, na relação amido/sacarose e na participação de fotoassimilados entre as folhas (fonte) e o órgão armazenante (dreno), sendo, por isso, um dos principais fatores limitantes do crescimento.
Deficiência – As folhas mais velhas apresentam uma coloração castanho-arroxeada, com a evolução da doença, as folhas amarelecem e caem.
As raízes apresentam desenvolvimento anormal.
Deficiência de Potássio (K) na Cenoura
Tem função nas células, tecidos e na regulação osmótica, no balanço de cátions/ânions, na abertura e fechamento dos estômatos, nas relações hídricas na planta além de estimular o aproveitamento do nitrogênio possibilitando melhor absorção, assimilação, nutrição e consequente produtividade.
Deficiência – As folhas mais velhas apresentam as margens dos folíolos queimadas. Com o avanço da deficiência, os pecíolos destas folhas coalescem, secam e morrem.
Deficiência de Cálcio (Ca) na Cenoura
Tem papel importante na estrutura da planta como integrante da parede celular incrementando a resistência mecânica dos tecidos e como neutralizador de ácidos orgânicos no citosol.
O cálcio faz parte da pectina por meio dos pectatos de cálcio sendo requerido para a elongação e divisão mitótica celular; isto se reflete no crescimento radicular. Além disso, na membrana celular o Ca é importante por interligar grupos fosfatos/carboxílicos de fosfolipídios e confere estabilidade às proteínas.
Deficiência – A deficiência de cálcio necrosa os pontos de crescimento das folhas novas e causa severas restrições ao crescimento radicular. A falta de magnésio faz as folhas velhas tornarem-se cloróticas nas bordas e a deficiência de boro proporciona encrespamento das folhas, levando as raízes a ficarem fendilhadas.
Deficiência de Magnésio (Mg) na Cenoura
A principal função do magnésio é ser o átomo central da molécula de clorofila nas folhas verdes das plantas.
Deficiência – As folhas mais velhas ficam cloróticas nas bordas. Uma coloração levemente avermelhada aparece nas margens e se expande em direção ao centro dos folíolos.
Deficiência de Enxofre (S) na Cenoura
É fundamental para as plantas, pois é um nutriente que desempenha papel estrutural em diversas moléculas importantes do metabolismo.
A exemplo de moléculas do grupo dos aminoácidos como a metionina, cisteína e cistina, as quais são necessárias para a formação de proteínas.
Além disso, desempenham um papel estrutural em moléculas como os lipídios, polissacarídeos, flavonoides, alcaloides entre outros.
E também sendo os flavonoides e os alcalóides representantes de moléculas ligadas ao metabolismo secundário das plantas.
Deficiência – Tem início nas folhas mais novas, que tomam a coloração verde-limão. Os folíolos são delicados e finos.
Deficiência de Boro (B) na Cenoura
Desempenha funções no desenvolvimento das plantas tais como: síntese da parede e alongamento celular, integridade estrutural da parede celular e transporte de carboidratos, na fertilidade dos grãos de pólen e alongamento do tubo polínico.
Deficiência – Encrespamento das folhas, que se dobram em direção ao solo e frequentemente se tornam avermelhadas ou amareladas. As folhas novas são pequenas e é comum a morte dos brotos com o aparecimento de uma necrose progressiva.
Na raiz ocorre o fendilhamento longitudinal com posterior cicatrização.
Deficiência de Zinco (Zn) na Cenoura
É um cofator nas reações enzimáticas e, portanto, participa de diversos ciclos bioquímicos das plantas, incluindo fotossíntese e formação de açúcar, síntese de proteínas, fertilidade e produção de sementes, regulagem do crescimento e defesa contra doenças.
Deficiência de Cobre (Cu) na Cenoura
Desempenha papéis na fotossíntese e na respiração, incluindo a transferência final de elétrons para o oxigênio.
Também auxilia na formação da lignina nas paredes celulares. É importante na formação dos grãos de pólen, formação de sementes e resistência a estresse.
Deficiência – Aparece nas brotações mais jovens, as folhas podem parecer murchas, tornando-se azul-esverdeadas antes de amarelarem e se enrolar.
Deficiência de Manganês (Mn) na Cenoura
Influencia diretamente a fotossíntese ao participar na síntese dos cloroplastos. Influencia a reserva energética ao regular o metabolismo de hidratos de carbono. Atua na redução dos nitratos nas plantas é apenas possível se houver manganês suficiente. Aumenta o crescimento das raízes secundárias. Estimula o crescimento da planta ao influenciar o crescimento da extensão celular.
Tal como o cobre, o manganês é importante para a imobilização dos radicais livres de oxigénio. O manganês e o magnésio aumentam a concentração de ingredientes determinantes, tais como o ácido cítrico e a vitamina C. Estes aumentam a qualidade dos legumes congelados.
Deficiência – As folhas mais velhas, as bases das folhas apresentam manchas pretas acastanhadas como consequência das acumulações de MnO2. Posteriormente, estas manchas apresentam rebordos cloróticos.
Deficiência de Ferro (Fe) na Cenoura
Ativador ou componente de enzimas, influencia na fixação do Nitrogênio, importante catalisador na biossíntese da clorofila, atua no desenvolvimento das raízes.
Deficiência – Aparece nas folhas novas, devido a pouca mobilidade do Ferro pelas plantas essas áreas tendem a apresentar folhas delgadas e amareladas, quebradiças e vitrificadas. É comum também perceber que somente as nervuras das folhas permanecem verdes, enquanto os limbos ficam amarelados.
Em casos graves de deficiência de Ferro, ocorre a necrose e a queda das folhas, podendo chegar ao desfolhamento total.
Fertilizantes Indicados
Indicated Fertilizers
Pragas da cenoura
Pragas:
- Ácaros
Aceria peucedani, Eriophyes peucedani, Aculus eurynotus , Bryobia praetiosa, Tetranychus urticae , Tyrophagus similis, Tyrophagus dimidiatus, Tetranychus urticae - Pulgões
Semiaphis dauci, Cavariella aegopodii, Myzus persicae
- Mosca da cenoura
Psila rosae - Gorgulho da cenoura
Listronotus oregonensis
- Lagarta
Agrotis ipsilon - Nematoides
Meloidogyne arenaria , Meloidogyne incognita , Meloidogyne javanica, Meloidogyne hapla
Doenças da cenoura
Doenças:
- Alternária
Alternaria dauci - Cercóspora
Cercospora carotae - Oídio
Erysiphe heraclei
- Sarna Comum
Strptomyces spp. - Podridão de fusário
Fusarium spp.
- Podridão de rizoctônia
Rhizoctonia spp. - Crestamento bacteriano
Xanthomonas campestris pv. carotae