Reflorestamento

O setor de reflorestamento no Brasil envolve
principalmente os cultivos de Eucalipto e Pinus.

O reflorestamento no mercado nacional

O reflorestamento é uma das principais atividades agrícolas em todas as regiões no País.

O que você precisa saber

As espécies florestais se desenvolvem bem em solos de fertilidade natural média, mas carecem de nutrientes via adubação para um crescimento estável.

O segmento de reflorestamento no Brasil envolve, principalmente, os cultivos de Eucalipto e Pinus. A utilização destas culturas é destinada, sobretudo, para a produção de papel e celulose. O reflorestamento é uma das principais atividades agrícolas em todas as regiões do país. Em termos de área cultivada, as florestas plantadas ocupam o 4° lugar entre as principais culturas, destaque para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Apesar das espécies florestais apresentarem desenvolvimento satisfatório em solos de fertilidade natural média, a adição de nutrientes via adubação é fundamental para o alcance de elevados patamares de desenvolvimento e produção destas culturas.

Entre os macronutrientes, o Cálcio (Ca) e o Fósforo (P) merecem atenção especial, acima de tudo, para melhorar o desenvolvimento das raízes. Em relação aos Micronutrientes, o Manganês (Mn) e o Zinco (Zn) são muito importantes, mas o Boro (B) merece destaque especial. É um microelemento que normalmente está em níveis muito baixos no solo e as espécies florestais respondem positivamente à adubação com este elemento.

A Cibra conta com as melhores linhas de fertilizantes diferenciados para atender estas necessidades da cultura do Eucalipto e Pinus, como o Cibrativ. O fertilizante Cibrativ fornece altas concentrações de Fósforo e cálcio de maneira gradual e eficiente. Já quando o assunto é o equilíbrio de micronutrientes temos a linha CibraMix, que conta com diversas formulações N-P-K somadas à micronutrientes de liberação e concentrações equilibradas. É nutrição de qualidade para o seu reflorestamento.

Principais Deficiências

Pragas do reflorestamento

Pragas:

  • Formigas cortadeiras
    Atta spp., Acromyrmex spp., Sericomyrmex spp., Mycocepurus spp., Trachymyrmex spp
  • Cupins
    Kalotermitidae, Rhinotermitidae e Termitidae
  • Lagartas desfolhadoras
    Thyrinteina arnobia, Glena spp., Euselasia
  • Besouro amarelo
    Costalimaita ferruginea vulgata

Doenças do reflorestamento

Doenças:

  • Ferrugem
    Puccinia psidii
  • Cancro
    Cryphonectria cubensis, Valsa ceratosperma, Cytospora spp, Botryosphaeria ribis
  • Oídio
    idium sp
  • Mofo cinzento
    Botrytis cinérea
  • Manchas foliares de Cylindrocladium
    Cylindrocladium candelabrum, Cylindrocladium ilicicola, Cylindrocladium parasiticum, Cylindrocladium pteridis, Cylindrocladium quinqueseptatum
  • Tombamento de mudas ou “damping-off”
    Cylindrocladium candelabrum, Cylindrocladium clavatum, Rhizoctonia solani, Pythium spp., Phytophthora spp., Fusarium spp.
  • Podridão de raiz
    Phytophthora spp., Pythium spp.
  • Podridão de estacas e miniestacas
    Cylindrocladium spp., Rhizoctonia solani, Fusarium spp., Botryosphaeria ribis, Colletotrichum sp.
Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Formulário de Contato Receba nossa Newsletter