A pecuária no mercado nacional
Atividade de grande potencial econômico, o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de carne mundial. Além de possuir uma das maiores bacias leiteiras do mundo.


O que você precisa saber

As pastagens necessitam de grande aporte de nitrogênio para suportar toda a produção pecuária brasileira.
Atualmente o Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo, por essa razão, as áreas de pastagem no país giram em torno 154 milhões de hectares, de maneira que estas possam fornecer forragem a todo o rebanho brasileiro. Os nossos solos em geral são solos pobres e com baixa disponibilidade de nutrientes absorvíveis para que ocorra uma ciclagem dessas pastagens perenes e anuais.
A fim de realizar o aporte de macronutrientes essenciais, como Fósforo (P) e Cálcio (Ca) para essas culturas forrageiras, o fertilizante Cibrativ (Fosfato Natural Reativo) se torna uma opção viável, pois fornece de maneira equilibrada estes macronutrientes de acordo com a demanda nutricional das plantas.
Ainda se tratando de culturas forrageiras, principalmente no que se refere às gramíneas, temos uma alta demanda do macronutriente Nitrogênio (N).
A Cibra conta com uma gama de fertilizantes nitrogenados da linha Nitrocap, que nos possibilita fornecer as culturas de pastagem e feno, fonte de nitrogênio amídico via Ureia, reduzindo a perda por volatilização do nutriente. Além de também ter opções com parte da fonte ser nitrogênio amoniacal, mais estável no que se trata de perdas e possibilidade de aporte de Enxofre (S), que também é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das culturas.
Principais Deficiências
Main Deficiencies
Deficiência de Nitrogênio (N) nas Pastagens
Possui efeito marcante na expansão de tecidos das partes aéreas e subterrâneas, aumenta a tolerância da planta sob estresse provocado por déficit hídrico e por extremos de temperatura.
É o nutriente que mais impacta no aumento de produção de forragem em pastagens. Possibilitando uma maior quantidade de animais por hectare.
Deficiência – As plantas apresentam crescimento lento, permanecendo com porte pequeno, com poucos perfilhos e o teor de proteína bruta torna-se insuficiente à alimentação animal.
Deficiência de Fósforo (P) nas Pastagens
Participa de uma série de processos metabólicos, por ser constituinte estrutural de moléculas chaves, como Monofosfato de adenosina (AMP), adenosina difosfato (ADP) e Adenosina trifosfato (ATP), Nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADP), Ésteres de carboidratos (frutose-6- fosfato, gliceraldeído-3-fosfato, ribulose-1,5 fosfato, etc.), Fosfolipídios constituintes de membrana, Pentoses fosfato dos ácidos nucleicos que compõem o DNA e RNA.
Deficiência – Surge nas folhas mais velhas, de coloração verde azulada com tons arroxeados ou amareladas e menor área foliar.
Também pode causar atraso no florescimento e uma maturação das sementes desuniforme que somados, impactam na redução da capacidade produtiva da planta e afeta a próxima geração.
Deficiência de Potássio (K) nas Pastagens
É o responsável pelo movimento estomático, o Íon de k atua diretamente na abertura e fechamento dos estômatos. Esse controle sobre a abertura estomática está ligado diretamente à absorção de água, devido à diferença de potencial hídrico que é causada pela perda de água.
Participa da fotossíntese e da translocação dos Sintetizados. O potássio na fotossíntese está vinculado à influência na síntese da rubisco, principal enzima responsável pela fixação de carbono. É ativador de mais de 60 enzimas.
Participa também do metabolismo do Nitrogênio participando do metabolismo de carboidratos. Atua no crescimento meristemático.
Deficiência – Se manifesta através de colmos finos e menos resistentes ao tombamento, suas folhas apresentam-se amareladas, com necroses.
Deficiência de Cálcio (Ca) nas Pastagens
Responsável pela estabilidade estrutural e fisiológica dos tecidos das plantas, juntamente com outras substâncias, ele regula os processos de permeabilidade das células e tecidos; também tem função de ativador enzimático. O cálcio forma fitatos e pectatos, que o torna importante na manutenção da integridade da parece celular.
Deficiência – Aparece nas folhas jovens. Essas folhas normalmente são menores do que as normais, com a superfície entre as nervuras cloróticas, com pintas necróticas e tendência a se encurvarem para baixo.
Deficiência de Magnésio (Mg) nas Pastagens
O Mg participa na ativação de várias enzimas e na estabilidade de ribossomas; ele também é um componente do pigmento de clorofila. Mais de 300 enzimas são influenciadas pelo magnésio.
Deficiência – Surge nas folhas mais velhas. Essas folhas apresentam a superfície entre as nervuras cloróticas, que com o agravamento da deficiência vão ficando amareladas, no entanto as nervuras permanecem verdes.
Deficiência de Enxofre (S) nas Pastagens
O enxofre é fundamental para as plantas, pois é um nutriente que desempenha papel estrutural em diversas moléculas importantes do metabolismo.
A exemplo de moléculas do grupo dos aminoácidos como a metionina, cisteína e cistina, as quais são necessárias para a formação de proteínas.
Deficiência – Tem início nas folhas mais novas e se assemelham aos da deficiência de nitrogênio. Uma clorose que pode ser acompanhada de tons roxeados avermelhados dependendo da planta, assim como folhas de tamanho reduzido com o enrolamento das margens.
Deficiência de Boro (B) nas Pastagens
Metabolismo de carboidratos Transporte de açúcares através das membranas; Síntese de ácidos nucléicos (DNA e RNA) e de fitohormônios Formação de paredes celulares Divisão celular.
Deficiência – Aparece nas folhas novos, com a redução no tamanho e deformação das mesmas.
Deficiência de Zinco (Zn) nas Pastagens
Influência na permeabilidade de membranas. Auxilia o metabolismo de carboidratos e proteínas. Estabilizador de componentes celulares. Componente de várias enzimas.
Deficiência – As folhas são pequenas e as suas pontas são geralmente brancas. O crescimento geral da planta é interrompido (nanismo). As folhas mais velhas e do centro apresentam pontos cloróticos com áreas necróticas.
Deficiência de Cobre (Cu) nas Pastagens
Influência na permeabilidade dos vasos do xilema à água. Participa de muitos processos fisiológicos. Controla a produção de DNA e de RNA Está envolvido na resistência a doenças. Atua como ativador enzimático.
Deficiência – Os sintomas aparecem inicialmente nas folhas novas das plantas. Elas ficam murchas e enroladas. O pecíolo e talos das folhas mais novas ficam curvados para baixo.
As folhas não apresentam a mesma coloração verde. Ficam com tons amarelados ou verde mais claro, e depois sofrem amarelecimento.
Deficiência de Manganês (Mn) nas Pastagens
Participa em processos fotossintéticos Formação de pontes entre o ATP e enzimas Envolvido em processos de oxi-redução.
Deficiência – As folhas mais velhas, as bases das folhas e os caules apresentam manchas pretas acastanhadas como consequência das acumulações de MnO2. Posteriormente, estas manchas apresentam rebordos cloróticos.
Deficiência de Ferro (Fe) nas Pastagens
– Ativação da enzima nitrogenaze. Atua no metabolismo de ácidos nucleicos. Tem funções catalíticas e estruturais e participa da formação da clorofila.
Deficiência – Tem início nas folhas novas, nas partes mais altas. É comum também perceber que somente as nervuras das folhas permanecem verdes, enquanto os limbos ficam amarelados.
Em casos graves de deficiência de Ferro, ocorre a necrose e a queda das folhas, podendo chegar ao desfolhamento total.
Fertilizantes Indicados
Indicated Fertilizers
Veja também
Fertilizante BaseFort, Fertilizante FosCibra, Fertilizante KCl
Cloreto de Potássio, Fertilizante MAP
Fosfato Monoamônico, Fertilizante SAM
Sulfato de Amônio, Fertilizante SSP
Super Fosfato Simples, Fertilizante TSP
Super Fosfato Triplo ...
See more
Fertilizante BaseFort, Fertilizante FosCibra, Fertilizante KCl
Cloreto de Potássio, Fertilizante MAP
Fosfato Monoamônico, Fertilizante SAM
Sulfato de Amônio, Fertilizante SSP
Super Fosfato Simples, Fertilizante TSP
Super Fosfato Triplo ...
Pragas da pastagem
Pragas:
- Cigarrinhas-das-pastagens
Homoptera-Cercopidae, Zulia entreriana, Deois flavopicta, Deois schach - Formigas cortadeiras
Atta bisphaerica, Atta capiguara - Cochonilha dos capins
Antonina graminis
- Percevejo das gramíneas
Blissus leucopterus - Lagartas desfolhadoras
Mocis latipes, Spodoptera frugiperda, Pseudaletia sequax
- Gafanhotos
Rhamnatocerus sp., Schistocerca sp. - Cupins
Proconitermes sp., Cornitermes cumulans
Doenças da pastagem
Doenças:
- Mela-das-sementes
Claviceps sulcata - Carvão da braquiária
Ustilago operta - Ferrugem da braquiária
Puccinia levis var. panici-sanguinalis
- Mancha foliar de Bipolaris maydis
Bipolaris maydis - Cárie-do-sino
Tilletia ayresii
- Antracnose do estilosantes
Colletotrichum gloeosporioides - Mortalidade do capim-marandu
Pythium spp., Rhizoctonia spp. e Fusarium spp.