Saiba quais são as principais fontes dos fertilizantes minerais
Os fertilizantes contêm diversos nutrientes indispensáveis para a nutrição das plantas. Para sua produção, as indústrias precisam não só da matéria-prima, mas também de insumos químicos básicos que contribuem para qualidade e eficiência do produto.
O que é fertilizante mineral?
Os fertilizantes minerais são produtos de natureza fundamentalmente mineral, natural ou sintético, obtido por processo físico, químico ou físico-químico, fornecedor de um ou mais nutrientes para as plantas. Há subcategorias de fertilizantes minerais: “simples”, “mistos” e “complexos”.
Os fertilizantes minerais têm sua concentração de nutrientes conhecida, o que permite quantificar com maior precisão a dose para atender as necessidades específicas de cada cultura agrícola.
Quais as matérias-primas básicas dos fertilizantes?
As principais matérias-primas básicas de fertilizantes são rochas, minérios e gás natural.
A partir da obtenção das matérias-primas, a indústria de produtos químicos inorgânicos produz as matérias-primas intermediárias, sendo o ácido sulfúrico, ácido fosfórico, amônia, e ácido nítrico.
Tais produtos são utilizados na produção de fertilizantes simples, que possuem apenas um ou dois nutrientes. Após a obtenção dos fertilizantes simples, é feito o processo de mistura e formulação, onde são produzidos os fertilizantes finais e as misturas NPK.
Agora você já sabe que os fertilizantes minerais são compostos por substâncias naturais provenientes dos depósitos e da produção de matérias-primas intermediárias.
Os fertilizantes minerais possibilitam a nutrição de maneira acelerada, com intuito de repor os elementos de necessidade específicas da planta e solo.
Quer saber ainda mais sobre o universo dos fertilizantes e como eles contribuem para sua lavoura? Confira mais artigos como esse no Blog da Cibra.








