Oi! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Cibele, assistente virtual da Cibra.
Sou uma agrônoma apaixonada pelo meio ambiente, dedicada à transformação do agro e obcecada pelos nossos clientes 💚
No meu dia a dia, recebo de vocês algumas dúvidas sobre os fertilizantes: o que são? De onde vêm? Quais seus tipos? Pensando nisso, preparei esse artigo especial para começar a explicar um pouquinho sobre o fascinante universo dos fertilizantes. Vem comigo!
O QUE SÃO FERTILIZANTES?
Os fertilizantes são substâncias que fornecem nutrientes para o solo e para os vegetais, potencializando o crescimento e desenvolvimento das plantas e resultando em uma ampliação de fertilidade e produtividade.
Eles são responsáveis por suprir as deficiências nutricionais de cada hectare de terra, contribuindo para o melhor desenvolvimento e a expansão do rendimento do solo. Podem ter origem natural ou sintética e são separados em categorias diferentes.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE FERTILIZANTES?
Fertilizantes são extraídos de fontes diferentes e produzidos de maneiras distintas, podendo ser categorizados em grupos. Cada fertilizante atua em áreas especificas no processo de desenvolvimento da planta, da germinação até a colheita. Por isso, é de extrema importância conhecer os tipos de fertilizantes existentes. São eles:
Fertilizantes Minerais
Extraídos de minas ou do solo e, após isso, transformados em compostos químicos. Antes de chegar ao consumidor final é necessário passar por indústrias especializadas. Esse tipo de fertilizante é composto por:
Nitrogenados: ricos em nitrogênio
Potássicos: ricos em potássio
Fosfatados: ricos em fósforo
Mistos: mistura de mais de um nutriente
Corretivos: usados para a correção da acidez do solo
Fertilizantes Orgânicos
São originários de restos de animais e vegetais. Para serem utilizados, precisam passar pelo processo de decomposição para absorção e disponibilidade dos nutrientes. Podem ser categorizados como:
Simples: apenas vegetal ou animal.
Composto: mistura de dois fertilizantes orgânicos simples.
Mistos: material orgânico obtido a partir de processos químicos, físicos e bioquímicos.
Fertilizantes Organominerais
Mistura entre orgânico e mineral, que catalisa sua ação nos vegetais fornecendo uma grande contribuição de nutrientes para o solo.
Biofertilizantes
Tipo de fertilizante orgânico feito a partir de uma mistura com água em outros materiais orgânicos. O produto dessa combinação é rico em nutrientes e muito útil para biodiversidade do solo.
CONCLUSÃO
Adequando os nutrientes a medida da necessidade do solo e das plantas, os fertilizantes têm o papel de aumentar a produtividade e garantir produtos saudáveis. Eles auxiliam na renovação da terra, o que possibilita o processo de amplificação do cultivo. Dessa forma, o fertilizante possibilita a melhora da lavoura, fortalecendo o crescimento da produção de alimentos mais saudáveis para o consumo humano.
Além disso, o uso de fertilizante contribui para o combate à desnutrição, não só do solo e das plantas, mas também da desnutrição humana. Fortalecer o uso adequado de fertilizante ajuda não só na rentabilidade do agricultor, mas também na saúde do consumidor.
Gostou do conteúdo? Esse foi o meu primeiro artigo para o Blog da Cibra e eu estou ansiosa para as nossas próximas conversas. Para não perder tudo o que acontece por aqui, acompanhe o nosso blog e os canais oficiais da Cibra. Nosso conteúdo é todinho pensado em você!
LinkedIn: linkedin.com/cibraoficial
Instagram: instagram.com/cibraoficial
Facebook: facebook.com/cibrafertilizantes
Twitter: twitter.com/cibraoficial
YouTube: youtube.com/cibraoficial