10 bilhões de pessoas.
Segundo a FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, essa deverá ser a população aproximada vivendo em nosso planeta até 2050. Para alimentar a todos, estima-se que a produção de cerais deva subir de 2,5 bilhões atuais para 3 bilhões de toneladas/ano. Nesse cenário de produção em larga escala, os fertilizantes continuarão desempenhando um papel vital, talvez de maior importância do que hoje.
Por mais que um agricultor tenha uma boa terra para cultivar, nem todo solo contêm os nutrientes em quantidade necessária para o desenvolvimento de cada tipo alimento. Para ficar apenas em um exemplo, o Fósforo é um elemento químico que constitui um nutriente essencial para todos os organismos vivos, incluindo as plantas. O fosfato extraído de fertilizantes minerais tem sido a principal fonte de fósforo voltada para solos deficientes desse nutriente.
Um solo bem equilibrado em nutrientes alimenta as plantas. E a planta alimenta o mundo. Por isso, os fertilizantes são peça-chave para a segurança alimentar do planeta.
Mas só o uso dos fertilizantes resolve a questão da segurança alimentar?
Para grande parte das pessoas no mundo todo, infelizmente essa não é uma realidade. O acesso a comida nem sempre é garantido e depende de inúmeros fatores: sociais, logísticos, políticos, econômicos, dentre outros.
Conscientes do nosso papel na sociedade, aqui na Cibra promovemos campanhas constantes de arrecadação de alimentos e mantemos uma relação estreita com organizações que atuam na minimização da fome com doações à diversas instituições beneficentes.
Nos últimos 3 anos doamos 10 toneladas de alimentos, beneficiamos 20 instituições e impactamos mais de 3.000 pessoas com nossas iniciativas de responsabilidade social. E queremos continuar fazendo muito mais pelo desenvolvimento das comunidades onde atuamos, dos nossos colaboradores e da sociedade como um todo.
No Blog Cibra você acompanha notícias importantes sobre o mundo do agronegócio e se mantém informado acerca das principais oportunidades e tendências do mercado agrícola.