No Dia Mundial do Solo, selecionamos 4 ações para preservar esse recurso vital para o futuro do planeta.
Olhe para baixo.
Sob os nossos pés, estão todos os recursos para a sobrevivência das 8 bilhões de pessoas vivendo no planeta. Cerca de 95% da produção global de alimentos dependem do solo, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Por conta do manejo inadequado em muitas regiões, extensas áreas viáveis ao cultivo podem se tornar improdutivas ou estéreis nos próximos anos. Especialistas estimam que a erosão do solo pode levar a uma perda de 10% na produção agrícola até 2050. E não é apenas a produção de alimentos que é impactada.
Também é do solo que retiramos recursos para produzir biocombustíveis como o etanol, substâncias para remédios, entre muitos outros. Por esses motivos, a conservação do solo se faz tão importante e urgente, sendo que todos podemos participar desse movimento.
Mas o que cada um de nós pode fazer para que isso aconteça?
BOAS PRÁTICAS QUE PROMOVEM A CONSERVAÇÃO DO SOLO
✓ Análise e preparo adequado da área de cultivo
Antes do plantio, fazer a análise e preparar o solo para receber o cultivo é uma das decisões mais acertadas por parte de produtores e agrônomos. Com isso é possível identificar e corrigir antecipadamente possíveis deficiências de nutrientes com o uso de fertilizantes.
Existem inúmeros benefícios na fertilização adequada do solo. Além de atuar como alimento para as plantas, o fertilizante auxilia na recuperação de áreas degradadas, potencializa os resultados da lavoura e possibilita produzir mais em áreas menores ao preservar a estrutura do solo para as próximas safras.
✓ Rotação de culturas
Além de adequar o plantio as condições climáticas de cada estação, a prática de rotação de culturas possui benefícios indispensáveis para o solo, como a melhoria de suas características físicas, químicas e biológicas, controle e redução de doenças e pragas da lavoura, revitalização de matéria orgânica e até mesmo o aumento da proteção do solo contra intempéries.
✓ Conservação de matas nativas e reflorestamento
Evitar o desmatamento e reflorestar áreas descobertas tem um papel muito importante na conservação do solo. Áreas sem uso estão mais expostas aos efeitos das intempéries e, consequentemente, a erosão. Conservar a vegetação natural ou reconstituir a cobertura florestal ajuda a evitá-la e também diminui a temperatura de áreas próximas, o que é excelente para o plantio de culturas menos resistentes ao calor.
✓ Reciclagem, reutilização e redução do lixo
O lixo é um dos grandes vilões do solo, em especial o lixo industrial. O descarte inadequado pode contaminar grandes áreas e também os seus lençóis freáticos, com resíduos como solventes, chumbo e outros metais pesados. Para evitar isso, não tem segredo: as principais ações são a reciclagem, a reutilização e a redução do lixo, além da destinação correta de resíduos poluentes.
Como empresa, a Cibra segue rigorosamente as normas e boas práticas ambientais em suas atividades. Além disso, incentiva ações como o plantio de mudas em suas unidades, a troca de anéis e tampas de garrafas por cadeiras de roda no Movimento do Bem e realiza campanhas de conscientização ambiental, tanto internamente quanto nas comunidades onde atua.
Vamos juntos cuidar do solo!
Fonte: FAO
Pensando no dia a dia produtor rural, a Cibra oferece ao mercado brasileiro um ampla gama de fertilizantes diferenciados, que são fonte de nutrientes equilibrados e suprem uma vasta variedade de fórmulas, atendendo as mais diversas culturas em todo o território nacional.