Previsão climática primavera 2022 para safra de verão - Cibra Fertilizantes

Previsão climática primavera 2022 para safra de verão

A primavera chegou! Com início no último dia 22 de setembro e término em 21 de dezembro, a estação no Brasil é caracterizada pelo aumento gradual de temperatura e pela retomada das chuvas, também de forma gradual, até se estabilizarem em dezembro – o período mais chuvoso da estação.

O clima das estações é um dos principais fatores de atenção na atividade agrícola. Como vivemos em um País de extensões continentais, é preciso estar atento à previsão climática de cada região, principalmente nesse período que marca o início do plantio das principais culturas de verão, como arroz, feijão, milho, soja e cenoura, por exemplo. 

Veja abaixo como fica a previsão climática de primavera na sua região:

Região Norte

A previsão climática para outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média em grande parte da região Norte, principalmente no Amapá, devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa. No sul do Pará e sudoeste do Amazonas, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre. A tendência da temperatura média do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia em toda a região.

Região Nordeste

A previsão climática indica que haverá o predomínio de chuvas acima da climatologia em grande parte da região. Assim como no Norte, a continuidade das chuvas no Nordeste está associada aos impactos da La Niña e ao padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa. Na parte leste existe a probabilidade de ocorrer chuvas próximas a média, sendo que o trimestre de outubro a dezembro corresponde ao mais seco desta área. A temperatura do ar deve predominar próxima e acima da média histórica em toda a região nos próximos meses.

Região Centro-Oeste

Para o plantio das culturas de verão, a tendência é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região, exceto no centro e no sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre. Quanto às temperaturas, a previsão indica que devem ser próximas e ligeiramente acima da média climatológica nos próximos meses.

Região Sudeste

No Sudeste, a previsão climática para os próximos três meses é de chuvas acima da média em grande parte da região. No sul de São Paulo, as chuvas poderão ocorrer abaixo da média. Com o retorno das chuvas mais regulares no mês de novembro, a previsão indica o predomínio de temperaturas próximas e ligeiramente abaixo da média.

Região Sul

O prognóstico indica maior probabilidade de chuvas abaixo da climatologia em toda a região, também em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar. As temperaturas serão próximas à climatologia e ligeiramente abaixo da média na Região Sul.

 Fonte: INMET – Instituto Nacional de Meteorologia

No Blog Cibra você acompanha notícias importantes sobre o mundo do agronegócio e se mantém informado acerca das principais oportunidades e tendências do mercado agrícola.

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Solicitar Cotação Formulário de Contato Receba nossa Newsletter
Can we help you?

Choose one of the options:

Chat to Cibele Access CibraStore Contact Form Subscribe to our Newsletter