Entenda o aumento de produção da soja por meio da disponibilidade de fósforo no solo.
Existem inúmeros fatores que limitam a produtividade da cultura da soja, como falta de água, compactação do solo, disponibilidade de luz.
Contudo, a fertilidade do solo é um dos fatores que também merece atenção especial.
Dentro da fertilidade do solo, o fósforo (P) é um macronutriente que apresenta concentração natural muito baixa nos solos brasileiros, sendo um limitante da produtividade, já que é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas..
Vários macros e micronutrientes definem inúmeros processos biológicos nos vegetais, ligados diretamente à produtividade da cultura. A presença de fósforo (P) no solo é indispensável para uma boa produção vegetal.
Fertilizante fosfatado na soja
O fertilizante fosfatado se mostra eficiente na liberação de fósforo e aumento da biomassa da soja.
O fósforo atua como elemento estrutural, participando da constituição de ácidos nucleicos e fosfolipídios, além de ser indispensável para o metabolismo energético, atuando nas reações de transferência de energia e regulação de rotas metabólicas.
Um bom fornecimento de fósforo (P) por meio da adubação equilibrada é essencial para a uma planta saudável, bem nutrida e quealcance elevados patamares de produtividade, visto que a planta absorve estes nutrientes dissolvidos na solução do solo.
Aplicação do fertilizante fosfatado
A aplicação é um detalhe importante quando se trata de aumento de produtividade, e a adubação pode ser feita a lanço ou no sulco de semeadura – dependendo do clima, da safra e do tipo de solo – para uma recomendação mais assertiva é recomendado que busque um técnico com boa formação e conhecimento para orientação de manejo adequada para cada tipo de situação.
O principal processo de transporte de fósforo até as raízes ocorre por difusão, assim é necessário saber que, um dos requisitos básicos prática de manejo é manter sempre os e teores de fósforo acima do nível crítico de acordo com os manuais de adubação para determinada região.
Conclusão
É evidente que a importância do fertilizante fosfatado para a cultura da soja é essencial para o crescimento da planta e é insubstituível por quaisquer outros elementos.
Desta forma, o produtor deve realizar frequentemente análises de solo com o intuito de observar os teores de fósforo (P) na sua propriedade.
Somente assim é possível gerar um diagnóstico completo para adoção do manejo adequado, a fim de suprir as necessidades nutricionais da cultura, minimizando custos e visando a máxima produtividade.
Portanto, é fundamental a aquisição de produtos de qualidade e acompanhamento de um profissional especializado.
Aqui na Cibra você encontra um portfólio completo de fertilizantes desenvolvidos para sua lavoura de soja obter a máxima produtividade. Quer conhecer? Basta clicar aqui