Entenda como aumentar a produtividade do solo através do uso dos fertilizantes
Será que existe produtor que não queira aumentar a capacidade produtiva do seu solo? Difícil, né? Pois foi pensando nisso que preparamos esse artigo, que explica como boas práticas no uso do fertilizante também podem te ajudar nisso.
Manejo Adequado dos Fertilizantes
O manejo adequado de fertilizantes é ideal para resultar em aumento de produtividade e conservação do meio ambiente. Ambas as alternativas devem caminhar juntas, com o intuito de ter um aumento na produção de forma sustentável. Além disso, é importante sempre analisar o solo, assim, os fertilizantes serão aplicados de acordo com as deficiências nutricionais apresentada.
A quantidade de fertilizantes depositada no solo pode interferir diretamente na produtividade e na qualidade do solo. Dessa forma, o conhecimento da área onde ocorrerá o manejo dos fertilizantes é ideal para nortear os próximos passos, que definirá o tipo de fertilizantes, a quantidade e a periodicidade de aplicação.
Outra maneira que contribui para estabelecer positivamente o aumento da produtividade é o tipo de aplicação dos fertilizantes. Com a ajuda de um profissional, o tipo é orientado conforme a demanda, resultando em um método totalmente personalizado para agir diretamente nas dificuldades enfrentadas.
Por que é importante calcular corretamente o uso de fertilizantes?
O produtor que faz o uso de fertilizantes sem calcular a quantidade correta está vulnerável a depositar no solo quantidade maior ou menor que a necessária. No caso de uma aplicação a mais, pode ocorrer prejuízo no desenvolvimento das plantas, assim como o desequilíbrio químico do solo, ocasionando baixa produtividade.
Por isso, é possível compreender que além de resultar em um cultivo improdutivo, existe também a danificação dos grãos e uma perda financeira, de um investimento feito e não usufruído pelo produtor.
No caso da aplicação em menor quantidade, pode ocorrer falta de desenvolvimento da planta e uma colheita comprometida pela deficiência nutricional.
Quais são os princípios básicos para o uso adequado de fertilizantes
A tecnologia contribui de forma positiva para agricultura, facilitando sobretudo o manejo do fertilizante no solo de forma proveitosa, inteligente, eficiente e rápida. No caso do processo de adubação, é possível considerar 4 princípios: o uso das máquinas, a qualidade do fertilizante, a fertilidade do solo e o conhecimento técnico sobre o desenvolvimento de nutrição das plantas.
Princípio 1 – Uso de Máquinas
De nada vale ter um bom fertilizante, uma boa avaliação de solo e errar no momento da aplicação, na hora do plantio.
Normalmente, os erros estão exatamente nesses detalhes, principalmente quando se trata da aplicação de fertilizantes com auxílio de maquinário, pois acabam não atingindo a dose necessária de aplicação do adubo. Saber usar corretamente e contar com assistência técnica é fundamental para o uso das máquinas.
Princípio 2 – Qualidade dos Fertilizantes
Os fertilizantes são uma das peças principais quando se trata no manejo e nutrição do solo. Por esse motivo, a qualidade do produto é extremamente importante na perspectiva de resultado. Não adianta investir em um produto que notoriamente não suprirá a necessidade que o solo está precisando de fato.
Assim como os frutos que escolhemos no mercado, os fertilizantes também precisam passar por essa avaliação, considerando uma análise cuidadosa e exemplos de resultados relevantes para, a partir disso, verificar se deve ou não ser adquirido por você.
As orientações de um profissional da área também é super relevante, facilita na compra e na certeza sobre a qualidade e produtividade do produto.
Princípio 3 – Análise da fertilidade do solo
A fertilidade dos solos é diagnosticada pela análise do solo, que identifica a quantidade de nutriente presente. A partir dela, é possível decidir e orientar a correção ou a reposição de alguns nutrientes.
A adubação precisa se adequar sobretudo a cultura, ao clima e ao tipo de solo. Com base nisso saberemos a disponibilidade ou não disponibilidade de nutrientes.
Princípio 4: Conhecimento
Por fim e não menos importante, o conhecimento é de grande importância para não haver investimentos financeiros que não apresentem um resultado efetivo de fato. A partir de seu conhecimento, o produtor consegue mensurar o que é ou não é viável de investir na aplicação de sua cultura.
É comum encontrar no mercado produtos que ofereçam eficiência e qualidade, mas que não entregam o que prometem. Quando não se tem conhecimento prévio sobre o assunto, é possível que a tomada de decisão seja imprecisa e não atinja o objetivo que é maximizar a produtividade.
Por isso, para aumentar a produtividade com uso de fertilizantes, é necessário que os produtores tenham olhar atento aos detalhes e vontade de aprender cada vez mais, afinal de contas, tudo vai mudando e o solo não difere. Inovação, cuidado e análise são pontos principais para ajudar na produtividade de forma assertiva em sua lavoura.
Conheça mais sobre os fertilizantes lendo o texto “Fertilizantes: mais alimentos com menos terra.”