Fertilizantes: mais
alimentos com
menos terra

Entenda neste artigo especial da Cibra para o Dia Mundial do Meio Ambiente

É pura matemática. Quanto mais a população cresce, maior a necessidade de produzirmos alimentos. Mas como fazemos isso poupando ao máximo os recursos naturais disponíveis? 

Atualmente existem muitas ações e tecnologias agrícolas desenvolvidas nesse sentido, mas dentre elas os fertilizantes se destacam quando o assunto é alimentar o planeta usando a menor quantidade de terra possível. E sempre há espaço para inovar e produzir mais com menos. 

O fertilizante alimenta a planta. E a planta alimenta o planeta.

Para que toda a agricultura produza o alimento que chega à nossa mesa, o solo precisa conter os nutrientes necessários para cada tipo de cultivo, mas nem sempre esses nutrientes são encontrados de maneira equilibrada e disponível. É aí que entram os fertilizantes.

Desde o início de sua utilização, estima-se que os fertilizantes salvaram mais vidas do que qualquer outra inovação criada pelo homem, tirando BILHÕES de pessoas da fome (veja no gráfico). Atualmente, é sabido que eles são responsáveis por mais da metade da produção mundial de alimentos. 

Fonte: Yale University (EUA)

No Brasil não é diferente: a produção de grãos aumentou 408% em 40 anos. Conforme podemos observar no gráfico abaixo, a colheita aumentou, mas 129 milhões de hectares foram poupados nesse mesmo período. Essa conta só fecha por conta do uso dos fertilizantes. 

O fertilizante ajuda na recuperação das terras degradadas, inclusive de pastagens, transformando-as em solo fértil para a agricultura. Além disso, torna a terra mais produtiva, aumentando a produção por hectare. É dessa forma que conseguimos produzir mais utilizando uma parcela consideravelmente menor de terras, possibilitando a preservação de matas nativas.

Sem o uso dos fertilizantes, a agricultura mundial precisaria de mais de 1 bilhão de hectares para alimentar todo o mundo. É muita coisa.

Fonte: ANDA/IBGE/CONAB (atualizado DRF & HC)

Como a Cibra pratica diariamente a sustentabilidade?

Além de auxiliar o campo com o fornecimento de fertilizantes, aqui na Cibra realizamos as nossas atividades de forma sustentável, acompanhando de perto os diversos fatores que contribuem para essa realidade. 

Entre 2019 e 2021, investimos mais de R$ 40 milhões em projetos de melhoria da nossa relação com o meio ambiente – e queremos fazer muito mais. A lista é extensa, porém, essencial para a empresa que queremos continuar sendo: 

  • Gestão de resíduos
  • Prevenção de emissões atmosféricas ou nos efluentes
  • Sistemas de despoeiramento para redução de partículas na atmosfera
  • Melhora na drenagem e contenção de resíduos líquidos e sólidos
  • Criação e manutenção de um Comitê de Responsabilidade Social
  • Reutilização e uso consciente da água
  • Geração de energia a partir de biomassa, reduzindo consumo de gás e emissões de CO²
  • Ações de conscientização e campanhas de sustentabilidade entre os colaboradores

Acreditamos que esse modelo de gestão contribui para um futuro melhor do planeta e da sociedade, garantindo o amanhã das próximas gerações. 

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Formulário de Contato Receba nossa Newsletter