Quando pensamos em maximizar o potencial produtivo das plantas, logo imaginamos o que podemos fazer para que a lavoura se desenvolva de forma saudável durante todos os processos, não é mesmo?
Desde a germinação até o período de coleta dos frutos, cuidar do solo é de extrema importância para o adequado crescimento e desenvolvimento das plantas. Nesse sentido, aplicar o fertilizante da forma correta é decisivo para que isso aconteça.
O fertilizante é o insumo responsável por repor os nutrientes essenciais ao solo e fornecê-los para o fortalecimento das plantas. Minerais, orgânicos e organominerais são os principais tipos de fertilizantes e podem ser encontrados basicamente em duas formas: granulado ou farelado.
A aplicação de fertilizantes é definida após a realização de uma confiável análise do solo, que após a interpretação de um técnico capacitado, será determinado o tipo e quais as quantidades de fertilizantes utilizar na hora da adubação.
A partir dessa análise, é possível aplicar diferentes técnicas que podem ser escolhidas pelo produtor, dependendo do maquinário disponível, do tipo de fertilizante e do momento em que será feita a adubação.
Dentre os diferentes modos de como aplicar fertilizantes, três se destacam: aplicação na semeadura, a lanço e por irrigação, esta última também conhecida como fertirrigação.
APLICAÇÃO DE FERTILIZANTE NO SULCO DE SEMEADURA
A aplicação do fertilizante no sulco de semeadura nada mais é do que a aplicação na mesma operação do plantio. O recomendado é que o fertilizante seja depositado 5 cm abaixo e 5 cm ao lado da semente, o que possibilita a liberação de nutrientes para a planta já na fase inicial, melhorando seu desenvolvimento.
Porém, isso não significa que a planta não precisará de mais nutrientes ao longo do seu ciclo de vida, pelo contrário! Dependendo do cultivo, ela precisará ser nutrida durante todo seu processo de crescimento. Dessa forma, mesmo aplicando uma boa quantidade de nutrientes na semeadura, algumas vezes é necessária a aplicação de outras adubações dependendo da lavoura, para potencializar a produtividade.
APLICAÇÃO DE FERTILIZANTE A LANÇO
Na adubação a lanço, é possível parcelar as doses de fertilizantes aplicados na cultura durante o ciclo de vida da plantação.
Esse tipo de aplicação pode ser realizado antes da germinação das sementes, conhecida como adubação à lanço em pré-semeadura, ou com a planta em um estágio mais avançado de desenvolvimento, conhecida como adubação à lanço em pós-semeadura. Nessa técnica, os fertilizantes são depositados em discos giratórios que espalham todo o fertilizante uniformemente na lavoura, em uma faixa de aplicação regulada pelo equipamento disponível.
Além disso, a aplicação a lanço tem sido uma das mais utilizadas pelos agricultores, pois apresenta um alto rendimento na operação e proporciona possibilidades de parcelar o fornecimento de nutrientes dentro dos estádios fenológicos específicos de desenvolvimento da planta.
APLICAÇÃO DE FERTILIZANTE POR IRRIGAÇÃO(FERTIRRIGAÇÃO)
A adubação por irrigação – ou fertirrigação – consiste na diluição de fertilizantes solúveis em água para serem aplicados de maneira líquida na plantação em conjunto com a irrigação, por isso o nome fertirrigação. Normalmente, esses fertilizantes são aplicados utilizando pivôs de irrigação, aspersores já instalados ou mesmo por gotejamento. Essa técnica requer atenção especial aos parâmetros, posicionamentos e turnos de rega de irrigação para atingir a cobertura adequada e, assim, garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes aplicados.
E você, já conhecia todos esses modos de aplicação de fertilizantes? Tenha acesso a mais conteúdos como este no Blog da Cibra.