Adubação
com macro e
micronutrientes

Cada nutriente é essencial para que a planta atinja o máximo potencial em seu desenvolvimento.

Como todos os seres vivos, as plantas também necessitam de nutrientes em seu metabolismo para que se desenvolvam de maneira forte e saudável – e com isso atinjam o máximo potencial na lavoura. Parte desses nutrientes é absorvida do ar e da água, mas neste artigo abordamos as diferenças entre aqueles adquiridos diretamente do solo: os macro e os micronutrientes.

Macronutrientes são elementos que as plantas precisam consumir em grande quantidade durante todo o ciclo de crescimento. Eles são divididos entre primários (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) e secundários (Magnésio, Cálcio e Enxofre). Atuam principalmente na respiração e na produção de energia e na formação de proteínas, açucares, amido e substâncias que fazem parte dos tecidos vegetais, além de componentes de hormônios, enzimas e vitaminas.

Já os micronutrientes levam esse nome por serem requeridos em menor quantidade, mas nem por isso são menos importantes ou devem ser deixados de lado no manejo do solo. Boro, Cloro, Cobre, Molibdênio, Ferro, Zinco e Manganês são os seus principais elementos. Atuam como ativadores de várias enzimas dentro da planta, na formação da clorofila, na absorção de outros nutrientes e também como catalisadores de processos metabólicos.

A partir da análise de solo, é possível determinar quais são os elementos que faltam na sua lavoura. Para suprir essa demanda, nossa linha possui fertilizantes com os macro e os micronutrientes necessários para cada tipo de cultivo e terreno. Quando estes são fornecidos de forma equilibrada, os benefícios são sentidos principalmente no bolso, pois plantas bem nutridas são capazes de evitar doenças que surgem por deficiências no solo e produzir mais alimentos com mais qualidade, usando menos terras.

Acesse a página de produtos agrícolas para conhecer um pouco mais sobre a importância dos macros e micronutrientes para cada cultura e as soluções em fertilizantes que a Cibra oferece para minimizar as deficiências nutricionais das plantas.

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Formulário de Contato Receba nossa Newsletter