Para que serve a Avaliação do Estado Nutricional das Plantas?

Para que serve a Avaliação do Estado Nutricional das Plantas?

Complementar a análise de solo, a avaliação do estado nutricional das plantas estuda as relações dos nutrientes por meio da análise foliar e da produtividade da lavoura. Seu objetivo é claro: ampliar o conhecimento acerca do melhor equilíbrio nutricional e, consequentemente, o potencial produtivo das plantas.

Como a avaliação é feita?

A avaliação do estado nutricional pode ser feita por meio de duas metodologias, sendo o DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação), método bivariado e mais utilizado atualmente, com estudos sendo realizados desde 1987; e o CND (Diagnose da Composição Nutricional), cuja análise é multivariada, desenvolvido a partir de um trabalho realizado em 1992.

Em ambas as abordagens, seja com culturas anuais ou perenes, é construído um banco de dados com base de informações extraídas de áreas de produtores de diferentes regiões e de experimentos como as análises da folha diagnose e da produtividade.

A folha diagnose é definida previamente em experimentos e é a que tem maior correlação com a produtividade. De modo geral, esta folha coincide com o início do florescimento, um dos períodos de maior demanda nutricional da planta. Ressalta-se ainda que estudos com a folha diagnose têm demonstrado sua eficiência, uma vez que a planta é o próprio extrator de nutrientes do solo.

Já a produtividade, resultado de todo o manejo da cultura e as inter-relações dos atributos edafoclimáticos (solo e clima) é quem determina o padrão/equilíbrio nutricional adequado.

Quais são as vantagens de fazer a avaliação do estado nutricional das plantas?

Num âmbito prático, metodologias como estas têm como vantagens a atualização do nível crítico (NC) e da faixa de suficiência (FS), métodos univariados obtidos a partir de experimentos tradicionais, bem como classificar os nutrientes quanto à ordem de limitação ao crescimento e desenvolvimento das plantas.

Fato também relevante é que, com o passar dos anos, novas cultivares são desenvolvidas, apresentando uma demanda nutricional diferente daquelas onde foram estudados e estabelecidos o NC e a FS.

Resultados de estudos com DRIS e CND têm obtido valores de referência (NC e FS) diferentes aos da literatura, obtidos pelo método univariado, muitas vezes inferiores, demonstrando a importância dessa atualização.

Em suma, é muito importante que tenhamos em mãos diferentes ferramentas. A compreensão de seus princípios e resultados podem nos nortear num manejo nutricional mais efetivo, através do uso racional de fertilizantes, com menores custos e maiores produtividades, buscando sempre a sustentabilidade na produção.

Já identificou quais nutrientes estão faltando para sua lavoura prosperar?

A Cibra possui uma ampla gama de elementos simples e misturas para suprir as necessidades nutricionais da sua plantação. Conheça todos aqui.

Referências 

BEAUFILS, E. R. Diagnosis and Recommendation Integrated System (DRIS). Pietermaritzburg, University of Natal, 1973. 132p. (Soil Sci. Bulletin, 1) 

NOWAKI, R. H. D. Padrões para avaliação do estado nutricional do tomateiro para indústria. 2017. 123p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus de Jaboticabal, SP. 

PARENT, L. E. & DAFIR, M. A theoretical concept of compositional nutrient diagnosis. J. Am. Soc. Hortic. Sci, 117:239-242, 1992. 

RANO, E. O. M.; KURIHARA, C. H.; MAEDA, S.; VITORINO, A. C. T.; GONÇALVES, M. C.; MARCHETTI, M.E. Avaliação do estado nutricional da soja. Pesq. Agropec. Bras., 41:1421-1428, 2006. 

SERRA, A. P.; MARCHETTI, M. E.; VITORINO, A. C. T.; NOVELINO, J. O.; CAMACHO, M. A. Desenvolvimento de normas DRIS e CND e avaliação do estado nutricional da cultura do algodoeiro. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.34, p.97-104, 2010a. 

YAMANE, D. R.; PARENT, S-É.; NATALE, W.; CECÍLIO FILHO, A. B C.; ROZANE, D. R.; NOWAKI, R. H. D.; MATTOS JUNIOR, D.; PARENT, L. E. Site-Specific Nutrient Diagnosis of Orange Groves. Horticulturae 2022, 8, 1126. 

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Solicitar Cotação Formulário de Contato Receba nossa Newsletter
Can we help you?

Choose one of the options:

Chat to Cibele Access CibraStore Contact Form Subscribe to our Newsletter