Deficiência de Fósforo (P) no Algodão

A importância do fósforo (P): envolvido nas transferências de energia na planta, sendo de vital importância para a síntese de proteínas, fotossíntese e transformação de açúcares. É componente da respiração e fotossíntese, bem como dos fosfolipídios que compõem as membranas vegetais. É também componente de nucleotídeos utilizados no metabolismo energético das plantas (como ATP) e no DNA e RNA.

 Estimula o crescimento das raízes, sendo importante para o florescimento e desenvolvimento dos frutos. O fósforo (P) favorece a maturação dos capulhos, acelerando a abertura dos mesmos.

A deficiência de fósforo (P) apresenta como efeito mais evidente, a redução geral no crescimento da planta. Ocasiona a redução da fotossíntese, o acúmulo e a translocação dos carboidratos para as maçãs do algodoeiro. As plantas se desenvolvem muito lentamente, as folhas mais velhas ficam avermelhadas e evoluindo para o secamento; além disso, pode haver o avermelhamento do caule. Em caso de deficiência mais severa, pode ocorrer a queda de botões florais, redução do tamanho das maçãs e baixa retenção das mesmas, impactando na redução da produtividade.

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Formulário de Contato Receba nossa Newsletter