Deficiência de Potássio (K) no Feijão

Participação na fotossíntese e ativação de enzimas fundamentais para os processos metabólicos. Ativador de várias enzimas relacionadas com os processos de assimilação de CO2 e de nitrogênio, ele age na translocação e armazenamento de carboidratos.

Este macronutriente atua na ativação de aproximadamente 50 enzimas, destacando-se as sintetases, oxiredutases, desidrogenases, transferases, quinases e aldolases. Altas concentrações de potássio (K) são necessárias para induzir as variações conformacionais e otimização do grau de hidratação da proteína enzimática e, portanto, máxima ativação enzimática.

Deficiência – Clorose marginal nos folíolos das folhas mais velhas, que evolui entre as nervuras. Manchas de tonalidade parda ou acinzentada, de tamanhos diversos, irregulares, em processo de necrose. Os folíolos podem se apresentar reduzidos, assim como a planta em geral. Em folhas mais desenvolvidas, além da necrose, surgem inúmeras pontuações pequenas, bem próximas entre si, causando a impressão de retículo. Da associação destas manchas formam-se outras maiores, de coloração pardo-escura. Vagens menores.

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Formulário de Contato Receba nossa Newsletter