Cibra é destaque em ranking do anuário Valor 1000 - Cibra Fertilizantes

Cibra é destaque em ranking do anuário Valor 1000

A companhia subiu 54 posições no ranking nacional e, das mil empresas que compõem o levantamento, é considerada a 156ª maior

Camaçari, 05 de setembro de 2023 A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, acaba de receber destaque no ranking Valor 1000, reconhecimento do Valor Econômico, uma das mais relevantes publicações de economia e negócios do Brasil, às mil maiores companhias do país.

Nesta 23ª edição, a Cibra conquistou o quinto lugar como maior corporação privada na Bahia e a décima quarta no Nordeste. Além disso, saltou da 210ª para 156ª posição na classificação nacional. A avaliação, elaborada pelo Valor Econômico, Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), em parceria com a Serasa Experian, é feita por meio de demonstrações financeiras consolidadas de 2022, faturamento bruto e outros itens estratégicos de gestão e negócios. O resultado foi anunciado em evento, no dia 28 de agosto, em São Paulo.

O agronegócio brasileiro não para de crescer, e a Cibra, está investindo de forma continua para acompanhar o produtor brasileiro. “Estamos crescendo de maneira sustentável, consistente e superior à média da indústria ao longo de 10 anos, tudo isso é fruto de um plano que busca acompanhar a evolução do agronegócio brasileiro. Em maio, inauguramos nossa primeira greenfield em Sinop (MT), no coração do agro brasileiro, para atender as demandas dos agricultores, revendas, cooperativas e tradings que operam na região Norte do Mato Grosso” afirma Santiago Franco, CEO da Cibra.

Atualmente, a companhia opera em 13 unidades, distribuídas nos principais estados agroprodutores do país, permitindo, assim, uma atuação eficiente no atendimento aos produtores. Com um portfólio completo, que possui elementos simples e misturas NPK, a empresa oferece também fertilizantes diferenciados, cada um com benefícios específicos para a agricultura.

Em ascensão contínua, a companhia, que é certificada pelo GPTW ‘Great Place To Work’ pelo 5º ano consecutivo em 2023, segue firme com seu plano de expansão, que prevê investimentos totais de R$ 1,5 bilhão até 2026. Como parte desse projeto, além da inauguração da primeira unidade greenfield em Sinop (MT), a empresa avança com a construção da unidade em São Luís do Maranhão, com inauguração prevista para 2024.

Em 2022, a empresa lançou o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado ao preço do fertilizante. O preço do fertilizante é travado no momento da aquisição do CibraCoin, com a possibilidade de escolha da troca por fertilizantes em um momento futuro. Isso protege contra possíveis aumentos de preço, funcionando como uma espécie de hedge muito mais simples de operar. O CibraCoin é classificado como um utility token, pois o produtor tem a certeza de que 1 CibraCoin sempre valerá 1 kg de fertilizante.

No mesmo ano, como parte da estratégia de marketing, a colaboradora virtual Cibele, teve seu visual modernizado e manteve suas responsabilidades como Engenheira Agrônoma que interage com os produtores agrícolas para orientá-los sobre os melhores produtos para culturas específicas ou regiões do país.

Vale destacar ainda que a corporação se tornou a única empresa do setor agrícola a adotar o modelo WFA (Work From Anywhere), de forma definitiva para o time corporativo desde 2021. “Essa escolha tem se revelado um diferencial para atrair profissionais qualificados, apresentar resultados de crescimento acima da média do setor e cultivar um legado que se perpetuará pelas próximas gerações”, ressalta Cristina Oliveira, Diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra.

Sobre a Cibra

Há quase 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa opera em WFA – Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 13 unidades fabris, com operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore. Desde 2019, certificada pela GPTW “Great Place To Work” como uma excelente empresa para trabalhar. Em 2023 foi reconhecida como 17ª Melhor Empresa para Trabalhar do Agronegócio.

Mais Informações

Grupo Printer – Assessoria de Imprensa da Cibra

Suzi Correa – suzi.correa@grupoprinter.com.br – (11) 11 99583-4724

Andrea Agune – andrea.agune@grupoprinter.com.br – (11) 11 98971-6343