Saiba mais sobre a constituição do solo e como isso pode influenciar a fertilidade na lavoura.
O Brasil é um gigante em todos os sentidos! Seus mais de 8 milhões e meio de quilômetros quadrados de extensão refletem na grande variabilidade espacial de solos que temos por aqui e, consequentemente, na enorme variação de texturas e constituintes.
O que forma a textura do solo?
A construção física de um solo se dá por quatro constituintes
- Areia
- Silte
- Argila
- Matéria orgânica
Estes por sua vez são responsáveis por uma série de índices determinantes na qualidade física que afetam a química do solo – como densidade e porosidade – que tem efeito na difusão de água e alteram diretamente a mobilidade dos nutrientes no sistema solo-planta. Vamos ver como cada um desses constituintes influenciam na fertilidade?
Como areia, silte, argila e matéria orgânica influenciam na fertilidade do solo?
Areia
A areia é um dos principais constituintes de solo, dentre estes é o que apresenta o maior diâmetro. Usualmente são encontrados em boa parte dos solos brasileiros e em diferentes proporções.
Com sua cristalografia voltada aos silicatados, a sua constituição se dá pela presença de quartzo, que tem baixa capacidade de adsorção de água e nutrientes. Solos com predominância de areia são mais suscetíveis à erosão e apresentam baixa fertilidade natural, principalmente por conta da baixa concentração de colóides (argilominerais e matéria orgânica) responsáveis pela adsorção de alguns nutrientes importantes para a planta, como cálcio, magnésio e potássio.
Silte
A porção silte é uma porção intermediária na textura de solo. Suas características medianas de retenção de água, nutrientes e suporte de massa fazem com que solos com predominância siltosa tenham atributos mais positivos em relação a solos arenosos voltados ao cultivo.
Argila
Porções argilosas de solos possuem boas característicase conseguem reter mais água e nutrientes. Apresentam também maior resistência a cargas aplicadas, suportando maiores pesos, ou seja, são mais resistentes a compactação do solo.
Matéria orgânica
Aliado ao sistema coloidal, outro constituinte é a matéria orgânica do solo. Podendo estar em diferentes estágios de decomposição, possui alta área superficial específica, contendo mais pontos de troca de nutrientes, com alto potencial de retenção de água e nutrientes ajudando no sistema solo-planta.
Como manejar os constituintes do solo para potencializar a fertilidade?
Usualmente, as frações argila, silte e areia de um solo não são alteradas pelo fator antrópico. Contudo, pode-se manejar uma área para o aumento da matéria orgânica do solo a longo prazo, visando a melhoria da qualidade física e química, com melhor aproveitamento dos minerais do solo.
Podemos concluir que boa parte dos solos brasileiros possuem esses quatro constituintes nas suas composições, podendo alterar as características de acordo com sua formação e intemperismo (desgaste) sofrido.
Contudo, se bem manejados e fertilizados de forma correta, todos podem gerar bons resultados, lembrando que a fertilidade do solo se baseia na construção de condições para o desenvolvimento vegetal. Nesse sentido a Cibra te ajuda, pois conta com os melhores e mais nobres fertilizantes para o fortalecimento de sua lavoura no campo.