Hoje vamos falar sobre stress.
Mas calma, você não está no blog errado. O assunto aqui é sobre o stress nutricional, causado pela compactação do solo que – se não for evitada – também pode te dar aquela dor de cabeça.
O que é a compactação do solo?
Compactação ou adensamento do solo é uma ação resultante do excesso de cargas aplicadas em determinada área agrícola que excede o seu suporte de carga, fazendo com que ocorra a aproximação das partículas de solo e isso expulse a água e o ar presente.
Essa força pode ser oriunda de máquinas com sua pressão excessiva ou o pastejo com sobrecarga animal por unidade de área, fazendo com que a compactação ocorra, a partir deste ponto onde o processo já ocorreu alguns fatores devem ser entendidos.
A compactação do solo é altamente prejudicial as plantas tanto pela falta de água nos poros, quanto pela distribuição dos fertilizantes, que é dificultada pois eles não dissolveram para entrar na solução do solo ou pela movimentação dos seus nutrientes ao longo do perfil.
Quais são os efeitos da compactação do solo?
Com a compactação, poros criados pela biota do solo e raízes mortas – essenciais para a riqueza nutricional da lavoura – são reduzidos ou extintos devido à pressão. Os macros e mesoporos são os responsáveis pela difusão gasosa e aquosa. Com a porosidade diminuída, a quantidade de água distribuída diminui drasticamente. Em casos com presença de argila de maior expansividade, à medida que a água sai, rachaduras denominadas fendilhamento começam a aparecer, formando solos rachados.
Na fertilização, vale ressaltar que diversos processos químicos e físicos dependem da água: solubilização, movimentação dentro do perfil de solo e diferentes métodos onde parte dos fertilizantes entram dentro da planta, denominados de fluxo de massa e difusão. Ou seja, uma boa fertilização é dependente de água para uma boa relação solo-planta quase na totalidade.
Resumindo, a água que é expulsa do solo compactado faz muita falta para solubilizar os nutrientes e carregar os mesmos para a planta, aumentando o déficit nutricional da cultura. Outro efeito da compactação do solo é o encurtamento das raízes, que usualmente acabam tendo um crescimento lateral para escapar da região degradada.
O que fazer então?
Cuidados e a prevenção para que a compactação não ocorra são sempre mais eficientes, pois uma vez que o solo é compactado, as ações para recuperá-lo são mais dispendiosas de tempo e de recursos financeiros, pois se baseiam em hastes metálicas inseridas no solo através de implementos movimentados a baixa velocidade e com grande gasto de combustível. Aqui na Cibra, o produtor sempre pode contar com os produtos e o direcionamento técnico dos nossos agrônomos. Mas para que o fertilizante que você compra seja aproveitado em sua máxima potência, a dica é ficar atento a sua lavoura para que a compactação do solo não aconteça, evitando perdas no sistema produtivo que podem afetar a rentabilidade final.
Você sabia que o correto armazenamento dos fertilizantes também preserva a máxima do seu fertilizante? Conheça as melhores práticas clicando aqui.