Rotação de cultura é benéfico para agricultura
A rotação de culturas é uma técnica agrícola que alterna, de maneira ordenada e planejada, diferentes plantios em uma mesma área em um determinado período, a fim de utilizar o solo para produção comercial e recuperar os nutrientes.
Quando adotada, essa técnica pode minimizar ou até mesmo reverter o empobrecimento do solo em todas as suas esferas: física, química e biológica. Ela também promove o aumento da produtividade agrícola e diminui as chances de desenvolvimento de pragas, doenças e plantas daninhas, além de fomentar a diversidade de cultivos e a sustentabilidade da lavoura.
Benefício da rotação de cultura
Confira os benefícios que a rotação de cultura pode trazer para o produtor agrícola:
- Diversidade de produção
- Diversificação da renda
- Diminuição da incidência de doenças e pragas
- Redução de perdas de nutriente do solo
- Aumento nos teores de carbono e matéria orgânica do solo
- Redução da emissão de gases de efeito estufa
- Aumento na infiltração e retenção de água e proteção do solo
- Otimização no uso de máquinas e mão-de-obra
- Reciclagem de nutrientes e redução na utilização de fertilizantes
- Aumento da produtividade de diferentes espécies vegetais
Quando observamos as vantagens de se adotar a técnica de rotação de cultivo para o solo, podemos notar que elas andam de mãos dadas com a sustentabilidade, trazendo inúmeros benefícios por alternar o cultivo de diferentes espécies em uma mesma área.
Por preservar a qualidade do solo e tornar a terra mais produtiva e rentável, é possível poupar novas áreas de plantio, tendo um impacto importante também na redução do desmatamento.
Como adotar a prática de rotação de cultura?
Para obter a eficiência máxima na capacidade produtiva do solo é necessário planejamento da rotação de culturas. Saiba como fazer:
- Utilize preferencialmente plantas comerciais. Elas implicam geração de renda para o agricultor.
- Prefira culturas que tenham sistema radiculares diferentes como, por exemplo, gramíneas e leguminosas. Assim, cada uma deixará um efeito residual positivo para o solo e para o próximo plantio.
- Sempre que possível, trabalhe com espécies de cultivo que produzam biomassa em abundância e que sejam de rápido desenvolvimento, cultivadas isoladamente ou em consórcio com culturas comerciais.
Vale lembrar que não basta apenas estabelecer e conduzir a melhor sequência de culturas, nesse planejamento é preciso considerar diferentes divisões na propriedade.
É necessário que o agricultor utilize todo seu conhecimento de manejo, preparo do solo (calagem e adubação), época de plantio, cultivares adaptadas para sua região, controle de plantas daninhas, pragas e doenças.
Conclusão
Quando adotada e aplicada da maneira correta e por período suficientemente longo, a rotação de cultura melhora as características do solo, tanto físicas como químicas e biológicas.
Auxilia no controle de plantas daninhas, doenças, pragas, repõe matéria orgânica protegendo o solo.
A rotação de cultura é benéfica ao solo e ajuda no sistema produtivo de alimentos de forma mais equilibrada e sustentável, com o mínimo de danos e impacto ao meio ambiente e maximizando a lucratividade para o produtor agricultor.
A Cibra oferece fertilizantes para as mais diversas culturas. Conheça um pouco mais sobre cada cultura e o os produtos que temos disponíveis para elas.