Cibra adota modelo de trabalho "Work from Anywhere" - Cibra Fertilizantes

Cibra adota modelo de trabalho “Work from Anywhere”

Colaboradores da Cibra apontam vantagens do “Work From Anywhere”

Conheça as histórias de colaboradores que vivem o WFA no seu dia a dia e estão muito satisfeitos, como Amanda Santana, Analista de Marketing Sênior da Cibra, que optou por este modelo de trabalho para dividir o seu tempo entre o Brasil e os Estados Unidos

Matéria original publicada por Mundo RH, quinta-feira, 17 de novembro de 2022.

Amanda Santana, Analista de Marketing Sênior, optou pela flexibilidade deste novo modelo de trabalho para poder dividir o seu tempo entre dois países

Pesquisa realizada por um hub de estudos, com 508 executivos brasileiros, tem como desafio diagnosticar e apoiar líderes na adaptação das empresas às demandas da nova economia. Uma das conclusões desse trabalho é que a flexibilidade e o trabalho de qualquer lugar (Work from Anywhere – WFA) vieram para ficar. A nova modalidade, atualmente, apresenta grande relevância para os trabalhadores aceitarem – ou não – uma proposta de emprego. O hub é composto pela FGV-EAESP, a Stefanini, o Talenses Group e o MIT Sloan Review Brasil.

A relação dos profissionais com o trabalho mudou. As prioridades mudaram e a tolerância com condições de trabalho ruins também diminuíram e, hoje, a experiência do colaborador é cada vez mais levada em consideração. Tendo a inovação como um de seus pilares, a Cibra, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, antenada às tendências, foi uma das primeiras empresas a decidir, desde 2021, pelo modelo WFA para o seu time corporativo.

Um exemplo é a colaboradora Amanda Santana, Analista de Marketing Sênior, que optou pela flexibilidade deste novo modelo de trabalho para poder dividir o seu tempo entre dois países. “A opção de home office definitivo foi um dos fatores decisivos ao me candidatar para a vaga de Analista de Marketing na Cibra. Eu moro em São Francisco, na Califórnia, e queria uma posição que me permitisse manter o meu estilo de vida entre Brasil e Estados Unidos”, afirma ela.

Amanda está muito satisfeita com a oportunidade que a empresa está proporcionando para ela de realizar o seu sonho de vida. Além disso, menciona que a Cibra fornece equipamentos e verbas para deixar o espaço de trabalho adequado. “Temos rituais virtuais diários e encontros presenciais regularmente organizados pela área de Recursos Humanos para fortalecer a cultura e integração, e na minha área as trocas acontecem de forma muito fluida, para acompanhar a rotina de trabalho e o desempenho do time. Sinto um orgulho muito grande de pertencer a uma empresa tão humana e preocupada com o bem-estar dos seus colaboradores”, diz.

Para a Diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra, Cristina Oliveira, trabalhar de qualquer parte do mundo traz um senso de liberdade que motiva os nossos colaboradores a retribuírem com engajamento e colaboração. “Um ponto fundamental e viabilizador do WFA foi a construção de uma cultura sólida, pautada na prática genuína dos valores da companhia. Estamos alinhados com as tendências de mercado e criamos soluções estratégicas para que este novo modelo de trabalho funcione de forma efetiva. Para isto, promovemos encontros mensais em espaços cercados de verde para reunir os profissionais que residem em estados diferentes, organizamos festas de fim de ano e até café da manhã com o presidente”, afirma Cristina.

A Gerente de Branding & GTM, Gabriela Machado, que mora em Cuiabá (MT), também afirma estar satisfeita com o sistema WFA, que dá a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, de ter mais tempo com a família e, ainda assim, “trabalhar em um lugar incrível, com colegas sensacionais. Deixei meu trabalho anterior e rejeitei outras propostas de trabalho porque exigiam viagens constantes e não proporcionavam a flexibilidade que eu necessito”, explica Gabriela.

Na opinião dela, o home office é um inclusor de pessoas no mercado de trabalho, principalmente no caso das mulheres. “Moro muito longe da minha família, tenho uma filha pequena e o meu marido viaja constantemente. Ou seja: em caso de emergência ou mesmo em atividades rotineiras, eu sou a responsável. Se não fosse o home office, seria bem mais difícil me dedicar ao trabalho e acompanhar o dia a dia da minha filha, estando presente em sua educação, dando suporte e amor”.

Para Raphael Nezzi, CFO da Cibra, o WFA ampliou a captação dos melhores talentos e resultou em maior produtividade. “Consigo conciliar as responsabilidades e demandas do meu cargo executivo, com o cuidado à minha filha pequena e à minha esposa, que está grávida de gêmeas. Moramos distante das famílias, então, o WFA possibilita maior flexibilidade nesta fase das nossas vidas”.  Apesar de não ser de Salvador (BA) preferiu ficar neste local, mesmo com o fechamento do escritório. “A cidade conquistou a família”, afirma.

Raphael é responsável também pela área de Tecnologia da empresa, e menciona a importância dos robustos investimentos e preparação tecnológica que a empresa já possuía mesmo antes da pandemia, o que possibilitou de forma muito ágil e corajosa a adesão ao WFA.

Outro profissional que elogia o modelo de trabalho é o colaborador Pablo Roberto Menezes Brain, Analista Jurídico Sênior da Cibra, que reside em Salvador (BA). “Basicamente, não vejo pontos negativos. No meu caso, consegui acompanhar de perto toda a gestação da minha mulher, ver minha filha nascer e acompanhar o desenvolvimento dela. Para mim, isso não tem preço”, salienta.

O fato de a Cibra ter optado pelo WFA mostra o quanto a empresa se importa com o colaborador e o seu bem-estar. “É uma estratégia que reflete, também, a confiança da empresa em suas contratações. Sem contar o quanto é inovador e empolgante estar em uma empresa que pensa à frente do seu tempo e acompanha as evoluções do mercado de trabalho”, finaliza Amanda.

Desde a adesão ao novo formato de trabalho, a Cibra continua apresentando crescimento consistente acima da média da indústria, e segue expandindo as suas atividades em ritmo acelerado. Isto, se dá, pelo fato de atrair talentos qualificados de todas as partes do Brasil, sem fronteiras. A empresa reconhece a importância de conectar a sua cultura organizacional com os perfis dos seus profissionais – pessoas com origens, estilos e personalidades diferentes. A diversidade de ideias traz pensamentos inovadores e proporciona melhores resultados nas soluções dos problemas.

No Blog Cibra você acompanha notícias importantes sobre o mundo do agronegócio e se mantém informado acerca das principais oportunidades e tendências do mercado agrícola.

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Solicitar Cotação Formulário de Contato Receba nossa Newsletter
Can we help you?

Choose one of the options:

Chat to Cibele Access CibraStore Contact Form Subscribe to our Newsletter