Culturas de Inverno:
o que plantar
em cada região

Os cultivos mais indicados para manter a produtividade aquecida na entressafra.

Sempre que o inverno chega, uma pergunta pode surgir na sua propriedade: o que plantar na estação mais fria e seca do ano? As culturas de inverno são essenciais para manter a produtividade em alta na entressafra e preparar o solo para a próxima colheita.

Pensando nisso, a Cibra traz para você quais são os principais cultivos por região nesta época do ano, afinal, em um país tão grande quanto o Brasil, cada lugar apresenta as suas próprias características de clima e temperatura.

SUL

Na região com o inverno mais rigoroso do país – inclusive com a incidência de geada e até neve em alguns locais – as culturas de inverno mais indicadas são aquelas que resistem melhor às baixas temperaturas, como trigo, aveia, cevada e centeio.

CENTRO-OESTE

A região central do nosso país possui um inverno bastante seco, então os mais indicados são aqueles que se desenvolvem melhor em solos com déficit hídrico. Cultivos como feijão, sorgo, girassol, gergelim e canola são uma boa pedida, bem como pastagens para alimentação dos animais ou palhada para cobertura do solo.

SUDESTE

O Sudeste é a região em que a temperatura se mantém mais equilibrada em relação as demais estações do ano. Então, as culturas de inverno podem ter características de cultura de verão. As mais recomendadas são o feijão, sorgo e girassol.

NORTE E NORDESTE

Em geral, a queda de temperatura nestas regiões é mais branda, porém a precipitação de chuvas acontece com maior frequência. A recomendação então são culturas que exigem menos irrigação, mas que ainda assim sejam resistentes ao calor. Para o Norte considere cenoura, feijão-vagem, melancia, melão e repolho. Para o Nordeste, alface, abóbora, cenoura, tomate, melão, melancia, coentro, espinafre e salsa.

Vale lembrar:

Independentemente da região, para obter a melhor produtividade na entressafra é sempre importante fazer a análise do solo. Com métodos de irrigação eficientes, também é possível potencializar o uso das terras, diversificar o leque de culturas para este momento e otimizar os lucros. Você também pode utilizar fertilizantes diferenciados e elementos simples e misturas para o manejo adequado na sua rotação de culturas, garantindo uma nutrição rica e equilibrada tanto para as culturas de inverno quanto para as próximas colheitas. Esperamos que essas dicas aqueçam a produção da sua lavoura.

Continue acompanhando o Blog da Cibra para saber mais dicas e novidades sobre o universo agrícola.

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Formulário de Contato Receba nossa Newsletter