A Evolução dos Fertilizantes Parte I: A Origem - Cibra Fertilizantes

A Evolução dos Fertilizantes Parte I: A Origem

A origem dos fertilizantes se dá há mais tempo do se imagina. Suas raízes são tão antigas que se misturam com a própria história da Agricultura. Nesta série especial do Blog da Cibra, levamos você a uma jornada pela evolução dos fertilizantes, das raízes dessa história até os dias de hoje. Nossa viagem começa em 12.000 a.C. Vamos juntos?

12.000 a 10.000 a.C

Nos primórdios da humanidade, o homem sobrevivia basicamente da caça, pesca e coleta, sobrando pouco tempo para o desenvolvimento de outras atividades e habilidades. Não é possível afirmar em que condições e lugares, mas estima-se que a Agricultura tenha surgido entre 12.000 e 10.000 a.C, quando o homem percebeu que plantas germinavam de sementes que caíam no solo. Fazendo isso de forma proposital, os homens não precisavam mais se deslocar de um lugar ao outro em busca de novos alimentos.

10.000 a 3.000 a.C

Com mais alimentos disponíveis e sem as ameaças de deslocamento constante, o homem passa a viver por mais tempo e a população aumenta. Mais vida pede por mais alimentos. É aqui que surgem os fertilizantes. Indícios apontam que cinzas e esterco animal já eram utilizados nesse período como forma de suprir as necessidades nutricionais das plantas. Na região onde hoje se encontra a China, estudos afirmam que já existia até mesmo a produção de adubo, feita com resíduos animais e vegetais, humos dos rios e até mesmo dejetos humanos!

753 a.C a 476 d.C

Há registros que, durante a Civilização Romana, começaram a ocorrer as primeiras comparações entre fertilizantes orgânicos diferentes. Com isso, foi possível determinar pela primeira vez quais fertilizantes eram os mais adequados para cada cultura.

476 a 1.453

Economicamente falando, a agricultura já era uma das principais atividades do homem no início da Idade Média, mas foi só neste período que a fertilização também passa a ser tratada como negócio. No território que hoje compreende a França, Bélgica e Holanda, os agricultores adubavam as lavouras com esterco animal, dejetos e lodo, o que era importante para o desenvolvimento e também fazia dessas regiões as mais limpas da Europa.

Próxima Parada

Percebeu que até aqui o homem só conhecia o fertilizante orgânico? Está curioso para descobrir quando o fertilizante mineral entra nessa história? Embarque na segunda parte dessa jornada para conhecer Justus von Liebig, pai da agricultura moderna e da fórmula NPK, o trio de elementos mais utilizado na fertilização da lavoura até hoje.

Siga nossas redes sociais para não perder e nos vemos em breve!

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Solicitar Cotação Formulário de Contato Receba nossa Newsletter
Can we help you?

Choose one of the options:

Chat to Cibele Access CibraStore Contact Form Subscribe to our Newsletter