Ao longo do tempo, uma série de avanços no setor agrícola foi desenvolvida para atender à crescente demanda mundial de alimentos, inclusive no Brasil. Evoluções genéticas em plantas, novos manejos adotados ao longo de todo território nacional e máquinas que proporcionam colheitas mais eficazes são apenas alguns dos exemplos.
Contudo, para poder nutrir todo esse avanço tecnológico visando altos patamares produtivos, diferentes formulações, fontes e tecnologias voltadas aos fertilizantes vem sendo testadas nas últimas décadas, no anseio de suprir a demanda nutricional das culturas.
Importância dos avanços químicos e tecnológicos de fertilizantes
Buscando aumentar a reserva de macro e micronutrientes no solo, os avanços químicos relacionados à tecnologia de fertilizantes foi um facilitador para potencializar o aproveitamento dos nutrientes voltados às plantas.
Ao mesmo tempo, novas pesquisas agronômicas visam alavancar a produção agrícola do país com fertilizantes de eficiência aumentada, contribuindo com a evolução da agricultura nacional que busca ter o melhor cenário agrícola mundial. Seguindo a tendência mundial de otimização de fertilizantes, empresas formuladoras inserem substâncias químicas otimizadoras e estabilizadora em suas misturas, visando reduzir algum tipo de perda. Com doses adequadas, é possível obter mais eficiência no aproveitamento dos nutrientes pela planta.
Exemplos de fertilizantes de eficiência aumentada
Um bom exemplo destas substâncias que auxiliam a agricultura é o NBPT (N-(n-butil) tiofosfórico triamida), ou inibidor da urease, molécula que bloqueia e retarda a volatilização de N da ureia. Estudos comprovam que as perdas de ureias não protegidas podem atingir mais de 70%, já o NBPT reduz em uma média de 50% as perdas causadas pela volatilização.
Também são fertilizantes de eficiência aumentada aqueles que promovem a liberação lenta ou controlada dos nutrientes, pois visam uma degradação morosa e um aporte mais racional ou mais bem distribuído ao longo de todo o ciclo da cultura, levando em consideração as substâncias utilizadas e sua decomposição para a solução do solo.
E por falar em fertilizante eficiente, você sabia que a Cibra tem um produto com a molécula NBPT em sua formulação? Estamos falando do Nitrocap, fertilizante que diminui perdas de nitrogênio ao associar o elemento ao NBPT. E o melhor: Nitrocap está disponível em diferentes formulações – existe uma adequada para a caraterística climática da sua região.
Quer saber mais sobre o mundo dos fertilizantes? Continue acompanhando o Blog da Cibra. Leia mais artigos clicando aqui.