Setor representa 26,9% da população ocupada no Brasil
Nosso agro não para de crescer
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) confirmam que a população ocupada no agronegócio brasileiro somou 28,3 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2023. Um novo recorde da série histórica iniciada em 2012. Com isso, a participação do setor foi de 26,9%.
Segundo os pesquisadores, tal resultado se deve principalmente aos empregos gerados pelos serviços ligados ao agro, que cresceram 7,5%, ou 684,23 mil pessoas, e ao segmento de insumos, que obteve um aumento de 6,7%, ou 19,4 mil pessoas. Em ambos os casos, o avanço está ligado ao excelente desempenho da produção agrícola dentro da porteira, que estimula os segmentos no agronegócio.
Considerando o segundo trimestre de 2023 frente ao mesmo período de 2022, observa-se que o crescimento da população ocupada no agronegócio foi puxado especialmente por empregados com carteira – evidenciando também um aumento na formalização do emprego – e também por trabalhadores com maior nível de instrução – tendência verificada no setor desde o início da série histórica.
Por empregarmos diretamente mais de 1.400 colaboradores e contribuirmos para a geração de empregos indiretos, nós da Cibra temos muito orgulho em fazer parte desses números. O agro brasileiro é parte fundamental da identidade e da economia do nosso País.
Fontes: CEPEA, CNA e ESALQ/USP