Como a Agricultura 4.0 potencializa e renova o agronegócio
Há muitos anos, a tecnologia vem contribuindo a cada dia para o desenvolvimento e a facilidade da vida diária do ser humano, em todos os aspectos e áreas, independentemente das amplas diferenças existentes dentro de cada profissão.
A tecnologia tem contribuído para a evolução, inovação e facilidade do manuseio muitas técnicas, e no agronegócio não é diferente. Nas últimas décadas, o agronegócio passou por grandes evoluções, chegando na intitulada “Agricultura 4.0” que é o que vamos ver agora.
O que é a Agricultura 4.0?
A Agricultura 4.0 é um conjunto de tecnologias de ponta, empregadas simultaneamente para facilitar a produção no campo. Ou seja, inovações em equipamentos, sistemas e softwares que atuam em conjunto, com o propósito de proporcionar mais facilidade, informação e produtividade aos agricultores.
Como surgiu a Agricultura 4.0?
Depois dos anos de 2010, a Agricultura 4.0 chegou ao Brasil por meio da evolução digital, que trouxe diversos avanços tecnológicos e a criação de novos softwares e alternativas que possibilitaram uma agricultura mais produtiva e sustentável.
A Agricultura 4.0 surge através da Industria 4.0, fenômeno que vai além da simples mecanização do campo. As operações e decisões passam a ser orientadas com base em dados retirados do clima, da terra, da lavoura. Desta forma, os diversos dispositivos conectados e integrados permitem a automação dos processos.
Fazem parte da Agricultura 4.0 recursos computacionais de alto nível tecnológico, sensores, comunicação entre máquinas (M2M), nuvem e técnicas de análise e conectividade entre dispositivos móveis, que geram e processam um enorme volume de dados que servem de base para a tomada de decisões.
6 Benefícios da Agricultura 4.0
As tecnologias incluídas no agronegócio trazem benefícios para os produtores rurais. Dentre eles podemos citar:
- Aumento dos rendimentos operacionais nos tratos culturais das lavouras
- Redução de impactos ambientais
- Monitoramento das operações agrícolas
- Redução de custos operacionais
- Redução de desperdícios
- Maior previsibilidade das condições ambientais.
Portanto, a maior vantagem da Agricultura 4.0 é a quantidade de informações que ajudam o produtor rural na tomada de decisões para melhorar o manejo e buscar maiores produtividades no campo. Graças aos dados meteorológicos, informações sobre o solo, pragas e localização geográfica, é possível prever eventos futuros e se beneficiar, tratando e se certificando de tudo estar bem com a lavoura antes, durante e depois da colheita.
Esse conteúdo foi relevante para você? No Blog da Cibra você encontra mais artigos sobre o universo agro, a nutrição de lavouras e as principais tendências do nosso setor. Acesse!