Como é feita a fabricação do fertilizante mineral da sua lavoura

Da indústria ao solo: como é feita a fabricação do fertilizante mineral da sua lavoura 

Da rocha ao solo: como é feita a fabricação do fertilizante mineral da sua lavoura

Entenda o caminho que o fertilizante percorre até chegar na sua propriedade.

Até chegar a sua lavoura, o fertilizante que você utiliza já passou por diversas etapas de fabricação, desde a extração e síntese dos minerais até o envio do produto final para a sua propriedade. 

Neste artigo, trouxemos algumas informações do caminho do seu fertilizante. Vamos conferir?  

1. Matéria-prima 

O primeiro passo é adquirir as matérias-primas, que são minerais ricos em nutrientes essenciais para as plantas, como fósforo, potássio e enxofre. Esses e outros minerais são encontrados em jazidas e minas no mundo todo. 

2. Beneficiamento 

Os minerais extraídos são triturados em partículas finas. Isso ajuda a aumentar a área superficial específica para a reação química e a facilita o manuseio dos diferentes materiais. 

Depois de triturado, o minério passa pelo beneficiamento, um processo que adiciona a ele outros elementos para a remoção de impurezas e também ajuda a melhorar a eficácia do fertilizante ao remover outros minerais indesejados. 

3. Transporte Marítimo 

Como grande parte das jazidas e minas de matéria-prima dos fertilizantes ficam no exterior, é muito comum que os fertilizantes sejam importados ao Brasil por navios de diversas regiões do mundo, como China, Canadá, Marrocos e outras regiões. 

4. Acidulação 

Alguns fertilizantes como os fosfatados, como por exemplo o Super Fosfato Simples, passam por um processo chamado de acidulação, que é utilizado para melhorar a solubilidade de certos tipos de fertilizantes. Este processo comumente envolve a reação química para transformar o fertilizante em uma maneira mais solúvel, ou seja, mais rapidamente disponível para as plantas

5. Mistura de Nutrientes 

Ao chegarem nas unidades misturadoras no Brasil, os fertilizantes já prontos são misturados em proporções específicas para criar formulações com os teores desejados de nutrientes, como o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Pode haver a adição de outros macro ou micronutrientes, dependendo das necessidades das plantas. Cada cultura necessitará de uma formulação específica, que será guiada também pela análise de solo. 

Os grânulos são secos para reduzir a umidade e evitar a formação de aglomerados indesejados. 

6. Embalagem

Os fertilizantes granulados são geralmente embalados em sacos de 50 kg ou big bags de 1.000 kg, embora outros tipos de recipientes de tamanhos distintos também são adequados para o transporte e a aplicação. 

7. Entrega e aplicação 

Já embalados, os fertilizantes são acondicionados de forma correta nos caminhões que fazem a entrega do produto. Agora é só receber e aplicar no momento certo! 


Aqui na Cibra, seu fertilizante passa por rigorosos padrões de qualidade e segurança, para garantir que os produtos atendam às necessidades da sua lavoura. É assim que a Nossa Gente Faz

Agora que você já sabe como o seu fertilizante chega em sua propriedade, que tal descobrir as melhores práticas de armazenamento para preservar suas características nutricionais? Nós temos um artigo em que contamos tudo sobre isso. Leia aqui


Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Solicitar Cotação Formulário de Contato Receba nossa Newsletter
Can we help you?

Choose one of the options:

Chat to Cibele Access CibraStore Contact Form Subscribe to our Newsletter