Como o enxofre (S) ajuda a lavoura a enfrentar os estresses?

Como o enxofre (S) ajuda a lavoura a enfrentar os estresses?

Entenda a relação entre o enxofre e os estresses na agricultura

O enxofre (S) é considerado um dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Para entender como a presença do nutriente ajuda a lavoura enfrentar os estresses, vamos conhecer primeiro algumas funções do enxofre no desenvolvimento das plantas.

Funções do enxofre no desenvolvimento das plantas

O enxofre está presente nas membranas celulares como constituinte de sulfolipídeos. Algumas moléculas que contêm S são ativadoras de enzimas que estão relacionadas a vários processos, principalmente ao metabolismo do nitrogênio (N).

Normalmente o S é absorvido na forma de SO42-por meio do fluxo de massa. Apesar disso, algumas formas de S podem ser absorvidas de forma orgânica e na forma de tiossulfato. As concentrações de S nas plantas variam conforme a espécie vegetal, estádio de desenvolvimento e órgão vegetativo, mas de maneira geral os teores se encontram entre 1 e 5 g kg-1.

Os aminoácidos contendo S – como metionina, cisteína e cistina – são necessários para a formação de proteínas. Além disso, desempenham um papel estrutural em moléculas como os lipídios, polissacarídeos, flavonoides e alcaloides. Os flavonoides e os alcaloides são moléculas ligadas ao metabolismo secundário das plantas.

O enxofre como aliado no combate aos estresses

Os metabolitos secundários das plantas desempenham funções diversas, desde a pigmentação, odor e até mesmo defesa ao ataque de pragas e doenças. Esses compostos estão presentes em sua forma ativa ou armazenados como precursores inativos, sendo convertidos na forma ativa pela ação de enzimas em resposta ao ataque de patógenos e/ou pragas.

O S também desempenha função de atenuante de estresses abióticos como frio e seca, uma vez que o sulfato é absorvido pela planta pode ser reduzido a radicais e dissulfeto. Esses radicais conferem maiores resistência, principalmente para as culturas de inverno.

A aplicação de enxofre pode também ser uma alternativa muito interessante para remediação de salino-sódicos – ou seja, áreas que apresentam excesso de sais solúveis, sódio (Na) trocável com elevados valores de condutividade eletrolítica, baixos teores de cálcio e magnésio trocáveis e baixa disponibilidade de micronutrientes. De forma direta ou indireta, essas características proporcionam desequilíbrios fisiológicos e nutricionais nas plantas. Regiões áridas e semiáridas do mundo e o excesso de sais solúveis e de sódio trocável no solo constituem uma das principais causas da diminuição do crescimento e produção das culturas.

Como o nutriente beneficia as plantas?

O enxofre está diretamente ligado ao aumento no teor de óleos e proteínas em cereais, de vitamina C em frutas e vegetais e responde pela combinação de aroma e sabor em hortaliças como a cebola e o alho. Embora haja variação da necessidade de enxofre (S) entre as várias culturas, as leguminosas são as mais exigentes.

As fontes de S para mais utilizadas para agricultura são: sulfato de amônio (SAM), super fosfato simples (SSP), gesso agrícola e enxofre elementar.

Com uso crescente no Brasil, o enxofre elementar é uma fonte que se diferencia dos sulfatos por apresentar alta concentração de S. O S elementar possui liberação gradual no solo e depende de sua oxidação a sulfato para sua disponibilidade as plantas. Além da alta concentração, o atrativo do S elementar é seu custo relativamente baixo por “ponto” de S, permitindo ser utilizado em formulações com N, P e K.

Agora que você já sabe que o enxofre é um importante aliado na defesa das plantas, conheça os fertilizantes da Cibra que possuem o S em sua composição: BaseFort S, BaseFort, CibraMix, FosCibra, Super Fosfato Simples (SSP) e Sulfato de Amônio (SAM).

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Solicitar Cotação Formulário de Contato Receba nossa Newsletter
Can we help you?

Choose one of the options:

Chat to Cibele Access CibraStore Contact Form Subscribe to our Newsletter