Agricultura e Agronomia: qual é a diferença entre eles?

Agricultura e Agronomia: qual é a diferença entre eles?

Entenda a diferença entre as profissões e sua importância.

Você já se deparou com pessoas que pensam que agricultura e agronomia são a mesma coisa? Ainda é muito comum a existência desse tipo de dúvida. Embora sejam ciências que dividem um espaço, cada uma atua de formas distintas na mesma área. As pessoas costumam rotular como se ambas as profissões desenvolvessem as mesmas atividades, mas podemos afirmar que são profissões totalmente diferentes.

O QUE É AGRICULTURA?

O conceito de agricultura está totalmente relacionado ao cultivo da terra com o intuito de obter produtos e recursos de origem vegetal a fim de garantir a substância alimentar do ser humano, assim como produzir matérias-primas para uma possível produção secundária.

Sendo assim, o papel do agricultor é fundamental para o desenvolvimento da população. A produção dos vegetais é preponderante para o crescimento econômico e envolve direta e indiretamente diversos fatores.

Quais são as áreas de atuação de um(a) agricultor(a)?

As atividades desenvolvidas pelo agricultor requerem muito esforço, dedicação e resiliência: não é um trabalho simples e fácil. O agricultor pode ser empresário, administrar seu próprio terreno e produções e contratar outras pessoas para trabalharem na sua plantação, cuidarem dos animais e realizar as demais tarefas.

A depender do local de trabalho, do que é plantado e dos animais que são criados, são realizadas as seguintes tarefas:

  • Cuidar do solo e preparar para o cultivo;
  • Responsável pelo processo de produção de uma plantação;
  • Alimentar os animais, como gado, ovelha, galinha, cabra;
  • Tirar leite da vaca ou cabra, recolher ovos de galinha;
  • Comercializar produtos agrícola.

O QUE É AGRONOMIA?

Agronomia é a ciência agraria que tem o papel de estudar as ciências biológicas, exatas e econômicas que envolvem a atividade agropecuária, com o intuito de auxiliar nos processos de gerenciamento e de autogestão do agronegócio.

Embora seja uma ciência que também estuda o comportamento biológico de plantas, solos e animais, podemos perceber que ela está muito mais relacionada ao planejamento, execução e gestão do agro. Ou seja, no viés econômico através da produção agrícola.

Quais são as áreas de atuação de um(a) agrônomo(a)?

A agronomia envolve pesquisas e o desenvolvimento de técnicas que melhoram os resultados da agropecuária. Atua no planejamento, organização, acompanhamento do preparo e cultivo do solo, no combate de pragas e doenças, na colheita e no armazenamento e distribuição da safra. Dentre as muitas tarefas, um agrônomo é responsável por:

  • Gerenciar a indústria e o comércio de alimentos;
  • Desenvolver novas variedades e cultivos de produtos;
  • Otimizar tecnologias produtivas;
  • Atuar em políticas setoriais;
  • Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos relacionados ao agro.

É notório que as duas profissões são complementares, mas podemos perceber a diferença do campo de atuação existente entre elas, não é verdade? Entretanto, não podemos esquecer de que tanto a agricultura quanto a agronomia caminham lado a lado, sendo assim, uma não excluir o papel da outra, afinal ambas as profissões são de extrema importância para a sobrevivência da humanidade.

A partir delas, podemos ter em nossas mesas os alimentos responsáveis por nutrir o nosso corpo todos os dias, além de nos proporcionar alternativas para uma alimentação saudável.

Fechar
Podemos te ajudar?

Escolha uma das opções:

Fale com a Cibele Acessar a CibraStore Solicitar Cotação Formulário de Contato Receba nossa Newsletter
Can we help you?

Choose one of the options:

Chat to Cibele Access CibraStore Contact Form Subscribe to our Newsletter