Muitas pessoas sabem a importância do uso de adubo e fertilizantes no solo e nas plantas, entretanto, a grande maioria não sabe a função, o que é cada um deles e se existe diferença de fato, afinal, tanto os fertilizantes quanto os adubos, eles possuem o mesmo intuito, de nutrir o solo e as plantas, mas será que eles apresentam alguma diferença?
Existe diferença entre adubo e fertilizante?
A grande maioria das pessoas, não sabem que fertilizantes e adubos de maneira geral são sinônimos, ambos têm a mesma finalidade, o que muda é a nomenclatura ou até mesmo a classificação, no fim, tanto fertilizantes, quanto adubos são as mesmas coisas.
São utilizados para nutrir os solos e as plantas e repor os nutrientes perdidos durante a colheita de safras, assim como contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento produtivo das plantas e solo.
Qual a importância da adubação para a agricultura?
A principal importância dos fertilizantes e adubos para agricultura é a capacidade de melhorar a qualidade do solo com os nutrientes, potencializando, otimizando o crescimento e desenvolvimento das culturas, resultando no aumento da produtividade, melhoria e qualidade das plantas e frutos. Com isso, os produtores também conseguem obter maior lucratividade.
É necessário ressaltar que quando o assunto é nutrição de plantas, os nutrientes podem ser fornecidos pela adubação do solo ou de substratos das folhas, pela adubação foliar e até mesmo nas sementes. Entretanto, é preciso escolher adubos e fertilizantes adequados, conforme as necessidades de cada tipo de cultura, para que a adubação ocorre de forma efetiva e eficiente.
Como escolher a melhor opção?
Cada safra ou cultura, exige um cuidado, e no caso da adubação não é diferente. É fundamental ter um acompanhamento por profissionais especializados para detectar o que a planta ou solo esteja necessitando. Dessa forma, é possível implementar substância que realmente faça diferença e contribua com o desenvolvimento da lavoura.
Existem os três macronutrientes primários, chamados de NPK (Nitrogênio (N), fósforo (P) e Potássio (K)). Mas eles não são os únicos nutrientes.
Existem diversos elementos ou compostos químicos essenciais para a nutrição das plantas. Sim! Químicos, porque as plantas absorvem os nutrientes da água do solo em suas formas químicas, sendo os Macronutrientes secundários e os Micronutrientes.
Portanto, é notório que tanto os adubos quanto os fertilizantes de forma geral são substâncias de extrema importância para a nutrição das plantas e do solo, ambos têm a mesma finalidade, contribuindo para o desenvolvimento e produtividade, agregando de forma significativa a agricultura e o agronegócio.
Quer saber mais sobre o mundo dos fertilizantes? Continue acompanhando o Blog da Cibra. Leia mais artigos clicando aqui.